O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contratou a operação de financiamento de R$ 31 milhões para a Cooperativa Santa Clara construir uma nova indústria destinada à produção de lácteos, com capacidade de processamento de 400 mil litros de leite diários, no município de Casca (RS).
O financiamento foi aprovado por meio da linha Finem, modalidade indireta não automática, com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) como agente financeiro. A estimativa é de que sejam gerados cerca de 150 novos empregos até 2021.
A Cooperativa Santa Clara, com sede em Carlos Barbosa (RS), é a produtora de laticínios mais antiga em operação no Brasil. Atualmente, a Santa Clara tem duas plantas de processamento de leite no Rio Grande do Sul. As vendas dos produtos lácteos respondem por 60% do faturamento da cooperativa. O restante provém de cortes e embutidos suínos realizados em seis unidades de produção também espalhadas pelos municípios gaúchos.
A cooperativa vê como grande oportunidade a ampliação da capacidade produtiva, já que a ingestão de leite per capita brasileira é ainda inferior a países como Costa Rica, Argentina e Uruguai. O investimento, com prazo de execução de 18 meses, envolve obras civis, aquisição de máquinas e equipamentos, além de capital de giro.