Você sabe como escolher queijos?

Se você é fã de queijos, essa época do ano é de muitas opções de consumo. Acompanhados dos vinhos, eles são sinônimo para encontros entre amigos e familiares. Mas você sabe escolher entre os diferentes tipos? E quais cuidados são necessários na hora de acondicionar esse produto? Na hora de escolher, é preciso prestar atenção à maneira como ele está armazenado e em sua aparência. Os queijos, em especial os vendidos de forma refrigerada, devem ser selecionados com atenção para garantir a compra de um produto fresco e com qualidade.

Entre os muitos tipos de queijo consumidos pelos brasileiros o mussarela, o queijo minas e o queijo prato são os mais comuns. O parmesão, provolone, gorgonzola, cheddar, cottage e ricota também são bastante comercializados. Alguns têm muito mais gordura que outros, mas, segundo Ana Paula Del’Arco, nutricionista da Associação Brasileira de Laticínios, seu consumo moderado tem grande valor nutricional. “Os queijos trazem uma vasta gama de elementos que contribuem para a saúde, desde o cálcio até proteínas essenciais para o bom funcionamento do organismo”, diz Ana Paula, que também salienta a importância de variar o cardápio. “Equilibrar a quantidade e apostar na variedade de alimentos é a chave para garantir que o corpo receba todos os nutrientes que precisa”, complementa.

Os queijos oferecem vitaminas do complexo B, que têm função neuromuscular, e vitamina A, relacionada à saúde reprodutiva, sistema imunológico, diferenciação celular e apresentar função antioxidante. Já o cálcio exerce papel fundamental na regulação de processos intracelulares, além de ser essencial para a saúde óssea e dental. As proteínas lácteas possuem peptídeos bioativos, que oferecem inúmeros benefícios à saúde, associados principalmente às ações anti-hipertensivas, imunomoduladoras, antimicrobianas e antioxidantes.

Veja abaixo as características nutricionais de cada tipo de queijo, em valores médios, podendo variar de acordo com o fabricante

Mussarela – queijo com importante quantidade de cálcio, 25% da recomendação diária em 50 gramas. Também é rico em proteína e vitamina B12. Cada 50 gramas de queijo mussarela têm 150 calorias; 11g de proteínas; 11g de gorduras totais (6,5g de saturadas); 250mg de cálcio; e 310mg de sódio.
Queijo minas frescal – é um dos queijos com menor teor de gordura, atrás apenas da ricota e do cottage. O queijo minas também apresenta baixa quantidade de sódio, além de ser importante fonte de proteínas e apresentar quase 30% das necessidades diárias de cálcio. Em 50 gramas há 132 calorias; 8,5g de proteínas; 10g de gorduras totais (5g de saturadas); 290mg de cálcio; e 155mg de sódio.
Prato – uma porção de 50 gramas de queijo prato garante quase metade da recomendação de ingestão de cálcio por dia, além de ser rico em proteínas. A mesma porção oferece 180 calorias; 11g de proteínas; 14,5g de gorduras totais (6,5g de saturadas); 470mg de cálcio; e 290mg de sódio.Parmesão – muito utilizado em massas, o parmesão pode ser considerado o queijo com maior teor de proteínas e cálcio, entregando 60% da recomendação diária de ingestão de cálcio em 50 gramas. Mas cuidado. Ele é um dos queijos com maior concentração de sódio, uma vez que a concentração de minerais é alta. Há 196 calorias; 18g de proteínas; 13g de gorduras totais (8g de saturadas); 592mg de cálcio; e 688mg de sódio a cada 50 gramas do produto.
Provolone – é um dos queijos mais calóricos, com cerca de 200 calorias em 50 gramas. Com alta concentração de cálcio, também é fonte importante de vitamina A (117mcg). Na mesma porção oferece, além das calorias, 13g de proteínas; 13g de gorduras totais (8g de saturadas); 378mg de cálcio; e 438mg de sódio.
Gorgonzola – durante o processo de maturação desse queijo, o fungo Penicillium é adicionado à massa, o que lhe confere sabor forte e bastante característico, além da aparência esverdeada. A porção de 50 gramas tem 177 calorias; 11g de proteínas; 13g de gorduras totais (9g de saturadas); 241mg de cálcio; e 697,5mg de sódio.Cheddar – o queijo cheddar, tão comum em hambúrgueres, é o queijo que apresenta a maior quantidade de gorduras saturadas, bem como alto teor de proteínas, cálcio e vitamina A (132mcg). A mesma porção oferece 200 calorias; 12,5g de proteínas; 16,5g de gorduras totais (10,5g de saturadas); 360mg de cálcio; e 310mg de sódio.
Requeijão – várias são as versões de queijo cremoso. O requeijão é o mais conhecido, tendo baixas concentrações de nutrientes quando comparado a outros queijos. Cada 50 gramas de requeijão oferece 128 calorias; 5g de proteínas; 5g de gorduras totais (4g de saturadas); 130mg de cálcio; e 279mg de sódio.
Cottage – por conter menor quantidade de leite em sua fabricação, o cottage é considerado o queijo mais magro, com menor quantidade de gorduras e consequentemente de calorias. A porção tem 49 calorias; 5,5g de proteínas; 2g de gorduras totais (0,85g de saturadas); 41mg de cálcio; e 186mg de sódio.
Ricota – dentre os queijos considerados magros, a ricota só perde para o cottage, com a vantagem de ter menor sódio que o cottage e todos os outros tipos de queijos. Em cada 50 gramas de ricota há 87 calorias; 5,5g de proteínas; 6,5g de gorduras totais (4g de saturadas); 103mg de cálcio; e 42mg de sódio.

Últimas Notícias

Destaques