Secretaria de Saúde reforça a importância da segunda dose da vacina

Coronavac. Na manhã dessa terça, nenhum idoso foi ao Parque receber o reforço.

A Secretaria Municipal de Saúde de Montenegro busca intensificar a vacinação contra o novo coronavírus. Desde o início da campanha, em 19 de janeiro, a cidade já recebeu em torno de 11 mil unidades de imunizantes, que estão sendo aplicados em idosos e profissionais de saúde. No entanto, uma situação vem preocupando: a baixa procura dos idosos pela segunda dose.

No início desta semana, ao menos 350 pessoas já poderiam ter recebido o reforço da vacina Coronavac/Butantan. Nesta terça-feira, 30, por exemplo, nenhum idoso foi ao Parque Centenário – onde está ocorrendo a vacinação, em sistema drive-thru – para receber a segunda injeção até as 11h50min, horário em que a reportagem do Ibiá deixou o local. Vale lembrar que o intervalo entre as duas aplicações da Coronavac é de 28 dias. “Vários pacientes estão esperando o chamamento para receber a segunda dose, mas esse chamado é automático. Assim que recebem a primeira dose, todos recebem o comprovante, onde consta a data para realizar a segunda aplicação. Podemos afirmar que, quanto mais atrasar a segunda dose, mais vai diminuir a eficácia da primeira. Se existe esse período (28 dias de intervalo), precisa ser respeitado”, salienta a enfermeira Laila da Silveira.

Laila da Silveira reforça a importância da segunda dose para a eficácia da vacina

A Secretaria de Saúde reforça à comunidade que está no Parque Centenário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (sem pausa ao meio-dia), vacinando os montenegrinos, em sistema drive-thru. “Mesmo que os imunizantes da 1ª dose acabem, as vacinas da 2ª aplicação continuam reservadas para quem já recebeu a primeira. São bem poucas (vacinas da segunda dose) que estão sendo aplicadas. Fica o nosso apelo, pois está sendo feito todo um empenho para imunizar a população”, complementa Laila.

Os profissionais de saúde que ainda não se vacinaram podem entrar em contato com a Vigilância para fazer o agendamento, através do telefone 3632-0138. Já os idosos que receberam a vacina de Oxford/Fiocruz, devem retornar ao Parque Centenário 90 dias depois da primeira vacina para receber o reforço. Nesses casos, a aplicação da segunda dose inicia somente na segunda quinzena de abril.

Últimas Notícias

Destaques