Em Brochier, estrutura foi instalada para ajudar nos cuidados com os paciente, evitando internação hospitalar. Foto: Divulgação/Município de Brochier

Em Montenegro, a ampliação já ocorre e, na região, cidades se organizam

A Secretária Estadual da Saúde (SES) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) divulgaram nessa segunda-feira, 1°, nota que reforça a necessidade de ampliação e fortalecimento das atividades das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O documento aponta uma série de medidas, inclusive a ampliação do horário de atendimento das Unidades de Saúde da Atenção Primária, no turno da noite e nos fins de semana, e também aumento de testes RT-PCR nos locais.

Destinada a gestores dos municípios gaúchos, o objetivo das orientações é dar conta do tratamento de pacientes com sintomas leves e moderados de coronavírus. Desse modo, ajudando para que as Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e emergências de hospitais foquem nos casos mais graves.

Em Montenegro, a secretária de Saúde, Cristina Reinheimer, declara já ter iniciado esse processo. Segundo ela, em fevereiro foi ampliado o horário de atendimento da UBS Centro para até as 22h e o posto do bairro Santo Antônio está funcionando até as 20h. Além disso, a Prefeitura mantém Plantão 24h na Secretaria da Saúde, onde os serviços da Tenda Covid também funcionam dia e noite. “Hoje a Prefeitura não teria nem pessoal suficiente para novas ampliações, mas estamos avaliando a realidade diariamente”, ressalta Cristina.

Quanto aos testes para as unidades básicas de saúde, todas elas já possuem os do tipo PCR. No momento, a Secretaria estuda a aquisição de testes RT-PCR para reforço e ampliação da testagem. “Todos os pacientes que procuram os postos são testados”, diz a secretária.

A SMS divulgou um apelo aos montenegrinos: que só procure os serviços de atendimento em caso de real necessidade e que o agendamento de consultas e de outros procedimentos seja feito por telefone. Quando for necessário ir até uma unidade de saúde, a orientação da pasta é que seja na hora agendada e, se possível, sozinho. Além disso, nos próximos 15 dias, os atendimentos de Odontologia serão restritos às urgências.

Na região,quase nenhuma alteração
Em Brochier, na última sexta-feira, 26 de fevereiro, o Executivo providenciou a instalação de uma estrutura externa no Posto de Saúde. No local, serão realizadas triagens e consultas médicas de casos suspeitos de Covid. A secretária de Saúde, Mônica Aline Kerber, também relata que Brochier já possui turno estendido durante a semana até as 21 horas, e em finais de semana e feriados funciona das 8h às 18h.

De acordo com a secretária de Saúde de São José do Sul, Rosimar Schley Rech, o Centro de Saúde funciona até às 20h durante a semana, e não há expectativa de mudanças.

Em Maratá também não será entendido o horário, pois segundo a Assessoria de Comunicação do Município, isso seria inviável no momento. “Por enquanto não há aglomerações de pessoas na Unidade de Maratá, pois a indicação do Estado é para Unidades de Saúde de municípios maiores, ou onde ocorre maior procura por atendimentos. Contudo, o município monitora a situação e estará preparado para agir rapidamente caso a demanda aumentar mais que a capacidade de atendimento”, diz a Assessoria.

Deixe seu comentário