Foto: Joel Casilla – Fonte: Unsplash

O período de férias de Verão está terminando, mas nem por isso a estação já está chegando ao fim. Até o final de março, as temperaturas continuam altas no Brasil, que este ano tem registrado picos de calor e sensações térmicas de mais de 50ºC em algumas regiões. A ausência do fenômeno El Niño, a urbanização acelerada e o aquecimento global são fatores que ajudam a explicar o Verão excepcional que o país está enfrentando.

Por mais que bata aquela vontade de aproveitar o Sol e bronzear a pele na praia ou na piscina, é importante ter muito cuidado com a saúde. A exposição excessiva aos raios solares pode causar diversos problemas na pele, desde alergias até câncer, passando por surgimento de manchas, envelhecimento precoce, perda de elasticidade e o surgimento de rugas. Mas esses problemas podem ser evitados. Para isso, o primeiro passo é conhecer quais são os cuidados e os produtos ideais para a manutenção de uma pele bonita e saudável:

Colágeno: a base para a beleza saudável

Exibir uma pele bonita e bronzeada é ótimo, mas é sempre preciso lembrar que beleza e saúde andam de mãos dadas. Por isso, conhecer os benefícios do colágeno é essencial para quem almeja desfilar pelas ruas com a pele morena. Manter os níveis de colágeno no organismo é crucial para garantir a elasticidade da pele, mas ele também traz outros benefícios. Como a proteína mais abundante no corpo humano, ele é importante para o cuidado com as articulações, os ossos e a massa muscular.

O colágeno é uma substância produzida naturalmente pelo corpo humano através da alimentação balanceada mas, a partir dos 30 anos, essa produção sofre uma queda significativa. Para não deixar que isso ocorra, o uso de suplementos alimentares é muito comum.

Além da suplementação com colágeno hidrolisado (sua forma processada, de mais fácil absorção), existem também outras substâncias que ajudam na sua produção no organismo.

A l-carnitina está entre os principais suplementos dedicados à beleza da pele e ao emagrecimento. Um poderoso antioxidante natural, a l-carnitina é muito utilizada em produtos cosméticos para auxiliar na redução de celulite e aumentar a elasticidade da pele. Isso porque ela estimula a produção de colágeno e elastina, além de contribuir para amenizar as ondas e irregularidades presentes na camada superficial da pele, eliminando a gordura localizada com base na estimulação da circulação sanguínea.

Hábitos e outros cuidados com a pele durante o Verão

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indica alguns cuidados essenciais para cuidar da pele no Verão.

Filtro solar

O uso constante de filtro solar é a primeira recomendação feita pelos dermatologistas. Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol. Para isso, ele deve proteger contra os raios UVA e raios UVB. Para isso, deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. No caso da presença de cicatrizes (principalmente novas), a SBD recomenda sua proteção com filtro solar ou até esparadrapos e adesivos. Elas podem ficar escuras se expostas ao Sol. Mas não deixe de proteger também cicatrizes antigas porque sua exposição ao Sol pode causar o desenvolvimento de tumores — apesar de não ser um acontecimento comum.

Para as crianças, é importante criar o hábito de uso do protetor solar diariamente, a partir dos seis meses de idade. É recomendada a orientação de um pediatra ou dermatologista para a escolha do produto correto, que deve ser adequado para peles sensíveis.

Pessoas de pele negra também não devem esquecer o filtro solar. Apesar de terem uma maior proteção natural pelas taxas mais altas de melanina, também estão sujeitas a todos os problemas relacionados à exposição ao Sol.

 Roupas e acessórios

Aproveite que os chapéus estão de volta e abuse desse acessório. O uso de proteções físicas como os chapéus, bonés e roupas de algodão nas atividades ao ar livre bloqueia a maior parte da radiação UV. Já tecidos sintéticos como o nylon, bloqueiam apenas 30%. Além disso, tenha atenção com os guarda-sóis e as barracas de praia. Eles precisam ser feitas de algodão ou lona porque são materiais que absorvem 50% da radiação UV. Óculos de sol também são cruciais. Eles previnem a catarata e demais lesões aos olhos. Mas tenha atenção para a qualidade da lente!

Outros hábitos

Tente evitar a exposição ao Sol entre as 10h e 16h. Apesar de ser o intervalo mais popular na areia das praias, a incidência dos raios solares é forte demais. O bronzeado precisa ser alcançado com paciência, ao longo de períodos maiores.

Não se esqueça de hidratar seu corpo, por dentro e por fora. Portanto, abuse da água, do suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplique um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

A alimentação não pode ser deixada de fora desta lista. Alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba. Eles contêm carotenóides: uma substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante.

Deixe seu comentário