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Na pirâmide alimentar, as proteínas têm grande importância, representando até 35% das calorias que o ser humano deve ingerir diariamente. A proteína está muito relacionada a energia e ao desenvolvimento de músculos, muito apreciada por atletas que precisam de força muscular. Porém, vai além disso. A proteína é importante para todos, desde a infância.

O equilíbrio dos seus hormônios também tem tudo a ver com a proteína. Problemas como a síndrome dos ovários policísticos ou ansiedade podem ter relação com alterações hormonais e com problemas alimentares.

Escolha boas fontes de proteína e tente variar. Frango, atum, salmão, ovos, queijo cottage, feijão preto, lentilha, iogurte ou carnes vermelhas magras, entre outros tantas são fontes indicadas. E cuidado com as preparações muito ricas em gordura.

Precisamos da proteína porque elas atuam no crescimento, além de ter papel no sistema imunológico , transportar substâncias através do sangue, ser fundamental na reparação dos tecidos e oferecer energia.

Se você deseja ter pele e cabelos saudáveis, consuma proteínas. Elas são responsáveis por formar o colágeno, substância que dá firmeza à pele e previne as rugas e marcas de expressão. Já a queratina, principal componente dos cabelos, também é uma proteína.

O leite de soja é uma ótima fonte alternativa de proteína, pois possui aminoácidos que o corpo não produz. Derivados como carne de soja, farinha de soja e queijo de soja também são fontes de proteínas.

Esse nutriente pode ser encontrado de origem animal, como carnes, ovos e laticínios, sendo nesse caso fonte de vitamina B, ferro e zinco. Ou em produtos vegetais, está na soja, feijões, lentilha e amendoim entre as opções.

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