Pipoca é ótima e super saudável

Essa é para deixar definitivamente de lado aquela ideia de que só os alimentos ruins para a saúde são gostosos. A pipoca é um daqueles lanches que crianças de todas as idades amam. É um alimento que, além de gostoso, nutre o corpo, proporciona saciedade e tem ação antioxidante. Confira algumas características dessa delícia.

O milho tipo pipoca é rico em carboidratos e, principalmente, em fibras.

Cuidado: evite consumir a pipoca de microondas. Apesar de prática, seu excesso de sódio e gordura trans a tornam um péssimo alimento. O melhor modo de preparo é colocar em um recipiente o milho normal, um pouco de água e uma pitada sal. Leve ao fogo ou ao microondas para estourá-las de uma forma mais saudável.

A casca do milho contém substâncias como polifenóis, que podem agir como antioxidantes, evitando o envelhecimento precoce, riscos de doenças cardíacas e oxidação de colesterol.

Aposte na pipoca feita em casa, na panela. As porções comercializadas nos cinemas contam com manteiga, gordura vegetal e muito sal, diminuindo seus benefícios.

As calorias variam muito da forma de preparo. Usando como medida 1 xícara de pipoca, se feita de forma simples, na panela, são 31 calorias. Com óleo, 55 calorias. Com manteiga, 78 calorias. Já a feita no micro-ondas, 400 calorias; Já a de cinema, chega a 500 calorias.

É claro que a pipoca feita em casa, se ganhar coberturas como chocolate ou leite condensado, ficará muito calórica. Se quiser saborizar, ao final do preparo, coloque ervas secas ou frescas como orégano, tomilho ou alecrim.

O consumo de pipoca em quantidade moderada pode estar relacionado à perda de peso. Suas fibras aumentam o tempo de digestão no estômago levando a uma maior saciedade no indivíduo.

Últimas Notícias

Destaques