Nós já sabíamos que beber água tem uma ligação direta com a saúde. O corpo humano precisa tanto de água – e até mais – quanto de comida. E ela sempre esteve bastante ligada ao emagrecimento ou à dificuldade de perder peso. Agora, porém, algumas universidades têm feito estudos que comprovam a tese de que beber água é essencial para manter os ponteiros da balança estáveis.
Estudo apresentado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, apontou que beber água em maior quantidade durante o dia pode resultar em perda de peso. E nem seria necessário fazer um uso excessivo da bebida. Apenas um aumento de 1% no consumo já seria o bastante para baixar a ingestão de calorias. A lógica é simples. Sempre que se “distrai” o organismo com água se ingere menos calorias. A pesquisa contou com a participação de mais 18 mil pessoas. A cada três copos de água poderiam ser deixadas de fora do cardápio até 205 calorias. Quem se hidrata bastante diminui a ingestão de gordura saturada, colesterol, açúcar e sal, colaborando, assim, com a saúde em geral.
Já outro estudo, esse apresentado por especialistas da também americana Universidade da Virgínia, constatou que dois copos d’água representam menos garfadas e, consequentemente, eliminam o ganho de peso. Ao beber água, é elevado o nível de leptina, um hormônio que atua no controle da saciedade. É como se os goles enviassem uma mensagem direta ao cérebro de que alimento não é necessário naquele instante.
Segundo o estudo, esses benefícios foram mais percebidos em pessoas acima dos 40 anos. Isso porque na meia-idade e na velhice, os seres humanos têm – graças a uma mudança gradual e normal – a digestão mais lenta que um jovem. Seu estômago leva mais tempo para se esvaziar e a água ali retida prolonga ainda mais a sensação de sociedade.
Claro que beber água, apenas e isoladamente, não fará ninguém alcançar o peso ideal. Mas ela, junto de toda uma cadeia de hábitos saudáveis, fará com que o organismo bem hidratado responda melhor à dieta e os quilos indesejados vão embora. E tendo o corpo bem hidratado, você não corre o risco de ter a sede encarada erroneamente como fome pelo seu cérebro e, assim, comer sem a real necessidade.
Muito mais que perda de peso
O consumo desse líquido, essencial para a vida humana, auxilia em todo o funcionamento corporal e é muito mais importante do que apenas ao emagrecimento ou manutenção do peso. A água oferece nutrientes como sais minerais, magnésio, sódio e potássio. Além disso, o líquido vital tem as funções de regular a temperatura do corpo e auxiliar na eliminação substâncias não utilizadas pelo organismo. Atualmente, os profissionais da saúde indicam consumir no mínimo dois litros de água por dia.