Outubro Rosa será foco de ações na área urbana de Montenegro e também na comunidade de Muda Boi . Foto: reprodução internet

Atividades serão disponibilizadas em Montenegro e Muda Boi

Durante Outubro, o mês da conscientização sobre o câncer de mama, ações ocorrerão para alertar a importância do diagnóstico precoce na luta contra a doença. A programação conta com caminhadas, depoimentos, atividades físicas entre outras, que ocorrem na área urbana de Montenegro e em Muda Boi, nos dias 15 e 18, respectivamente.

Eliane Daudt, presidente da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), a mantenedora do Hospital Montenegro (HM) destaca a importância das atividades para a conscientização do câncer de mama. “A gente deve se prevenir. Devemos passar a diante a importância desse mês, o Outubro Rosa, para conscientizar as mulheres. Se o exame é feito com antecedência, com prevenção, a gente chega a um final feliz”, pontua ela.

Eliane explica que a prevenção é essencial. “Já que a gente conhece a história do câncer de mama, que são várias pessoas que tem, é importante batermos na tecla para não acontecer mais. Muitas vezes as mulheres têm o medo de fazer o toque e encontrar alguma coisa. Eu acho que não é legal isso. A gente precisa fazer e quanto mais cedo, melhor a cura”, esclarece. A presidente convida a comunidade para participar das atividades propostas. “A comunidade deve tomar a iniciativa, com seriedade, porque é uma coisa difícil de ocorrer com a pessoa, mas pode sim ser de um dia para o outro, então precisamos que as pessoas se conscientizem do que é um câncer de mama”, finaliza.

Ainda é lembrada a questão do diagnóstico, que apesar de menos comum em jovens, os números vêm crescendo. É de extrema importância que as mulheres conheçam seus corpos desde cedo para poder prevenir a doença. Para tanto, é importante fazer o autoexame mensal, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física. O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo.

A organização das atividades é da Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo Municipal de Educação e Saúde (Numesc) em parceria com Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Emater/RS, Sesc, Hospital Unimed, Amigas do Peito, Hospital Montenegro 100% Sus e Oase.

Confira programação completa:
15-10 – Atividades no HM

13h30min – Ginástica laboral com o Sesc
13h45min – Caminhada Outubro Rosa com saída no Sesc e chegada na Estação da Cultura
14h30min – Abertura Oficial e depoimentos de especialistas do HM
15h – Palestra com o Dr. Ricardo Antônio Boff (Mastologista)
18-10 – Atividades no Ginásio de esportes de Muda Boi

14h – Abertura do evento
14h30min – Palestra com o Dr. Túlio Farret (Ginecologista Obstetrícia e Mastologista)
15h – Ginástica laboral com Sesc
Após: Depoimentos com Amigas do Peito e HM e Feira de Saúde

Deixe seu comentário