O equilíbrio através dos florais

As essências de flores são uma terapia alternativa que trata principalmente o lado emocional, podendo ser usado em várias situações como de ansiedade, insônia e atitudes negativas, entre outras. O uso de florais proporciona mais segurança e bem-estar.
A farmacêutica Cíntia Kirch do Nascimento observa que os florais têm boa demanda e esclarece que não há contraindicação. “E podem ser utilizados por pessoas, animais e em plantas”, afirma. Ela acrescenta que há florais manipulados ou em linhas prontas. Cada essência tem sua indicação e a orientação pode ser de um terapeuta floral, homeopata ou do farmacêutico.
Podem ser manipuladas juntas até sete essências, mas Cíntia sugere o foco no problema que mais preocupa ou incomoda o interessado em usar florais. “O melhor é focar no que mais precisa naquela hora”, aconselha. Tendo em vista ser natural e sem contraindicação, Cíntia observa que é grande a procura inclusive para uso por crianças muito agitadas ou que estão irritadas. “É natural e vai ajudar a tranquilizar”, afirma.
No uso por adultos, ela menciona, como exemplo, a busca de florais em ocasiões como para fazer avaliação para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para ter mais equilíbrio, segurança e tranquilidade na hora da prova. Em ocasiões previsíveis como essa, a farmacêutica afirma que o ideal é começar a usar o floral com antecedência em torno de 15 dias.
O uso é em gotas diluídas em água ou diretamente na língua. A dosagem dependerá da situação, mas é em média de quatro a seis vezes por dia.
Cíntia esclarece que o conservante usado na manipulação da essência é álcool, mas, para quem preferir, pode ser utilizado esse elemento sem teor alcoólico.

Veja alguns dos Florais de Bach
Medo

Aspen – Indicação: ansiedade, medo vago e indefinido do desconhecido, apreensão, maus pressentimentos e presságios. Ação: confiança no desconhecido.
Cherry Plum – Indicação: descontrole mental, emocional ou físico. Temor de perder o controle e prejudicar alguém ou a si mesmo. Ação: controle emocional e mental, clareza de pensamentos e sentimentos.

Solidão
Impatiens – Indicação: impaciência, irritabilidade, ansiedade e tensão mental. Rapidez no pensar e no agir, faz tudo às pressas. Ação: gentileza e tolerância, ritmo harmônico.
Heather – Indicação: centrado em si mesmo, necessita contar seus problemas a todos, é obsessivo com seus deveres, afeições e experiências. Detesta ficar só. Egoísmo e carência afetiva. Ação: tranquilidade interior, disposição a ouvir e ajudar.

Desinteresse
Chestnust Bud – Indicação: repetição dos mesmos erros, falta de observação para aprender com suas experiências. Ação: observa e aprende com erros e experiências passadas.
Clematis – Indicação: sonhadores que vivem no futuro, indiferentes, ausentes, esquecidos. Idealizam muito, mas tem dificuldade de concretizar suas ideias. Ação: Interesse, inspiração, pé no chão, concretiza suas ideias.

Insegurança
Cerato – Indicação: falta de confiança em seu próprio juízo/voz interior. Busca conselhos e confirmação dos outros. Ação: confiança em si mesmo.
Gentian – Indicação: desanimado, facilmente desencorajado, duvida de si mesmo, sem fé, tendência depressiva. Ação: otimismo, perseverança e força de vontade.

Influenciável
Agrimony – Indicação: esconde uma tortura interna (aflição oculta) atrás de uma fachada de alegria. Ansiedade, insônia e estresse. Não assume seus sentimentos. Ação: consegue ser verdadeiro e demonstra o que realmente sente (autenticidade). Alegria espontânea.
Centaury – Indicação: vontade e personalidade dominada por alguém submisso a vontade do outro. Não sabe dizer não. Ação: autoestima, preserva sua vontade própria.

Desânimo e desespero
Crab Aplle – Indicação: autocondenação, sente-se impuro e envergonhado de si mesmo. Ação: autoestima, purifica física e mentalmente.
Elm – Indicação: sente-se temporariamente incapaz e sobrecarregado de obrigações e responsabilidades. Ação: assume sua responsabilidade encontrando saída em como lidar com sua sobrecarga de obrigações.

Preocupação com os outros
Beech – Indicação: crítico e intolerante para com os outros, rapidez de pensamento, só vê o lado negativo do outro. Ação: perceber o lado bom dos outros.
Chicory – Indicação: constantemente controla os outros, possessividade egoísta, cobrança excessiva de atenção, sente-se facilmente magoado e rejeitado, cobra tudo o que faz pelo outro. Ação: compartilha, tem preocupação e cuidado amoroso com os outros, sem egoísmo.

Saiba Mais
Edward Bach – Nasceu a 24 de setembro de 1886, em Moseley, Inglaterra. Reconhecido médico homeopata e patologista em saúde pública, completou sua obra com a descoberta dos “Florais de Bach”, em meados de 1930 em Mont Vernon na Inglaterra. Segundo ele, para se recuperar de uma doença, é preciso ter uma mente sã. Os Florais de Bach ajudam a restabelecer um equilíbrio das emoções negativas. (Fonte: Instituto Dr. Edward Bach, www.institutobach.com.br)

Os Florais de Bach são os mais conhecidas, mas há outros como os Florais de Minas, Florais Californianos, Florais de Saint Germain, e Florais Australianos.

 

Últimas Notícias

Destaques