Na medida certa, chá verde é aliado do emagrecimento

Quando o assunto são comidas e bebidas que colaboram para o emagrecimento, o chá verde é um dos primeiros a ser lembrado. Hoje o Ibiá Saúde dá seguimento, junto da nutricionista Laiala Pithan, aos esclarecimentos dessas bebidas que prometem um emagrecimento sem muitos sacrifícios. No caso do chá verde, se consumido na dose certa, ele traz resultados.

Laiala Pithan

O chá verde é feito a partir da infusão de folhas camellia sinensis, e é um importante composto ativo, com propriedade antioxidante, capaz de auxiliar no tratamento da obesidade e dislipedemias (é um distúrbio nos níveis de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue).

Estudos também referem efeito protetor contra diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

É rico em catequinas (flavonóides – subst. benefica ao coração). A cor, o sabor e o aroma do chá estão associados a esses compostos, e é por isto o sabor tão amargo e adstringente.

Quanto ao consumo, na maioria dos estudos observa-se uma alta ingestão para tratamento de obsesidade. No mínimo 300ml ao dia – uma xícara grande, além do hábito diário. E os compostos fenólicos presents no chá, são considerados antinutrientes, pois diminuem a digestibilidade, ou seja, o consumo deve ser evitado junto às grande refeições.

O chá verde, por conter grande quantidade de cafeína, deve ser restrito a gestantes, nutrizes e pessoas que sofram de insonia e gastrite. Além disso, causa inativação de uma enzima envolvida no metabolism do ácido fólico.

Últimas Notícias

Destaques