Foto: Reprodução internet

Tio Berga e Dona Lara não precisam brigar. Nem você deixar de consumir uma das frutas típicas da nossa região. Estamos em plena safra de citros e tanto laranja quanto a bergamota podem ser consumidas, auxiliando o seu sistema imunológico a estar forte e suportar bem as baixas temperaturas. Vale lembrar que comprar frutas da época é bom para o bolso, e ótimo para a saúde. Veja porque laranja e bergamota não devem ficar de fora das suas compras.

Ambas as frutas são consideradas alimentos pouco calóricos. Isso porque têm elevado teor de água. A porção de 100g de laranja oferece aproximadamente 45 kcal. Já a mesma porção de begamota tem 38 kcal. Quando consumidos os bagaços, elas oferecem mais fibras e aumentam o gasto calórico da digestão. Ótimo para quem deseja perder peso.

Além de ser rica em vitamina C, a laranja é uma excelente fonte de ácido fólico, potássio e magnésio. Para que sejam aproveitadas as fibras da laranja, o ideal, ao descascar, é não tirar totalmente a parte branca.

O consumo de laranjas e bergamotas, juntamente com alimentos ricos em ferro, aumenta a absorção do nutriente pelo organismo, devido a vitamina C das frutas cítricas. Por isso, invista em laranjas e bergamotas como sobremesa.

A bergamota também oferece vitamina C, sendo útil na prevenção de infecções como gripes e resfriados. Ela é rica, ainda, em vitamina A, C, fibras e potássio. A maior parte das pessoas consome a bergamota com bagaço, o que é ótimo para a digestão e o trânsito intestinal.

A tangerina também é conhecida como bergamota, mexerica e laranja-cravo, e pode ser consumida como fruta simples ou em receitas de sucos e sobremesas, e as folhas e o caule da planta também podem ser usados para a preparação de chás e infusões. O seu nome científico é Citrus aurantium Bergamia e pode ser comprada em supermercados, feiras livres e em lojas de produtos naturais.

Deixe seu comentário