Montenegro inicia vacinação contra a gripe

Orientação é aguardar 14 dias entre a vacina contra a Covid-19 e a da Influenza

Teve início nesta segunda-feira, 12, a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. A primeira etapa, que vai até 10 de maio, é destinada a crianças de seis meses e menores de seis anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde e povos indígenas.

Em Montenegro, a imunização será feita em todas as unidades básicas de saúde. No entanto, as crianças terão de ser vacinadas, exclusivamente, nas salas de vacina localizadas na USF 1 Germano Henke, USF 3 Industrial, Pediatria da SMS e UBS Centro. As doses serão aplicadas nos horários de atendimento normal dos postos. A novidade desse ano é que, na UBS Centro, o serviço irá até as 21h. Após o fechamento da unidade de referência, o morador de qualquer bairro pode ser imunizado na UBS Centro até esse horário.

Rosemar Bunevaldi, Mãe da Laura e do Davi, levou os pequenos para tomar a vacina na UBS Centro nesta segunda-feira, 12. Ela conta que todos os anos leva os filhos para serem imunizados e acha importante a vacinação, principalmente com a chegada do inverno. “Eles sempre tiveram gripe, mas a gente vê que tomar a vacina ajuda bastante, então todo o ano a gente traz” relata.

A segunda etapa da vacinação contra a influenza inicia no dia 11 de maio de vai até 8 de junho, nessa etapa a imunização será destinada para pessoas acima de 60 anos e professores. A terceira e última fase da campanha inicia no dia 9 de junho e termina no dia 9 de julho. Na última fase serão vacinadas pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Atenção!
Neste ano há um cuidado a mais a ser tomado. Quem foi imunizado contra a Covid-19 deve aguardar 14 dias para poder tomar a vacina da Influenza. Segundo a enfermeira Nicole Ternes, chefe do Setor de Imunizações de Montenegro, no caso da imunização contra a Covid-19 acontecer com a CoronaVac a orientação é primeiro tomar as duas doses da vacina. “Se a pessoa fez a vacina com a CoronaVac em 28 dias ela faz a segunda dose, então a orientação é tomar as duas doses e após 14 dias realizar a vacina da influenza”, aponta Nicole. Para quem for imunizado contra a Covid-19 com a vacina Orford/AstraZeneca a orientação é aguardar 14 dias após a aplicação da primeira dose. “Como o intervalo para a segunda dose da vacina de Oxford é de 12 semanas, pode ser feita a primeira dose da vacina da Covid e nesse intervalo entre a primeira a segunda dose fazer a da influenza, mas também respeitando o prazo de quatorze dias entre elas”, explica Nicole.

Outra orientação importante destacada pela chefe do Setor de Imunizações é com relação a quem testou positivo para a Covid-19. De acordo com a enfermeira, é necessário esperar um intervalo de quatro semanas após o diagnóstico da doença para realizar a vacina, tanto da Covid-19 quanto da influenza.

Últimas Notícias

Destaques