Viviane Vogt falou sobre alimentação e saúde bucal durante a atividade

A nutricionista Viviane Vogt falou sobre a relação entre a alimentação e a saúde bucal, abordando aspectos como a mastigação e sua importância no processo digestivo. A especialista observa que a escolha dos alimentos e a forma de mastigar fazem diferença na saúde e, por consequência, na qualidade de vida.

A palestra ocorreu na tarde desta quarta-feira, 12, no Espaço Braskem da Estação da Cultura, dentro das ações alusivas à Semana Municipal da Alimentação e Saúde Bucal, realizada pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde. Viviane observou que ambos os assuntos estão relacionados e um depende do outro. Nesse contexto, ela lembrou que, para ter uma boa saúde, inclusive bucal, é preciso escolher os alimentos certos, levando em conta as necessidades do organismo. E, ao mesmo tempo, é preciso ter saúde bucal, pois é na boca que começa o processo digestivo. “A mastigação é determinante na digestão”, resume.

Conforme a nutricionista, é necessário mastigar 20 vezes o alimento. Para isso, observa que a refeição não deve ser feita de forma automática. “A pessoa não deve mastigar e já estar com a próxima garfada pronta”, ensina. Sua orientação é para que se deixe o garfo “descansando” enquanto mastiga devagar. Desta forma, ela citou o exemplo da carne, que sendo mastigada 20 vezes ficará em condições de descer pelo esôfago até o estômago naturalmente.

A nutricionista falou sobre a importância da mastigação também para a saúde da mandíbula e da arcada dentária, bem como o fortalecimento da musculatura orofacial. Desta forma, fez referência à necessidade de comer alimentos sólidos, pois a escolha por somente aqueles que não exigem o trabalho dos dentes pode contribuir para a sua deterioração. Viviane abordou ainda aspectos como a necessidade de nutrientes para a saúde do organismo, o que depende das escolhas alimentares.

Deixe seu comentário