Guerra aos furinhos!

Mais um verão foi embora. Você olha as fotos de praia, piscina e churrascos com amigos e uma coisa se repete em todas. Você está escondendo as pernas ou o bumbum com shorts e canga em todas as imagens! O problema? A principal assombração das mulheres. Aquela para qual os homens juram não dar bola enquanto elas parecem ter um radar no olhar: celulite.

Declaramos guerra aos furinhos e chamamos um esquadrão feminino para explicar o que é, como prevenir e o passo a passo para mandar a celulite para bem longe. Contamos com a ajuda da dermatologista Themis Colla, da nutricionista Zuraica Pires, da preparadora física Cléo Winck e da massoterapeuta Margarete Castilhos de Almeida.

Themis Colla, dermatologista
Foto: arquivo pessoal

O nome técnico da celulite é lipodistrofia ginóide. Ela afeta impressionantes 95% das mulheres e tem ligação com hábitos de vida, mas também com coisas incontroláveis, como as alterações hormonais. Por isso, aparece mais em algumas fases da vida, como a adolescência, o período gestacional e a utilização de anticoncepcionais. A dermatologista Themis Colla explica que as causas não estão totalmente esclarecidas, mas se sabe que existe um componente hereditário que faz algumas mulheres terem maior predisposição para diminuir a quebra da gordura na pele e aumentar a célula gordurosa.

A pele é formada por três camadas, chamadas epiderme, derme e hipoderme. A terceira camada — hipoderme — é formada por células adiposas, compostas de gordura. Existem fibras que ligam a parte mais superficial desta camada, até a parte mais profunda, como se fosse um colchão de molas. “Essas pontes fibrosas puxam a pele para baixo e dão um aspecto de furinhos. Isso é a celulite, aspecto de casca de laranja, onde a pele fica irregular”, diz Themis.

Nas mulheres, esses septos de sustentação são mais densos e perpendiculares à superfície corporal. Já nos homens eles são mais grossos e diagonais, formando uma trama de sustentação mais firme. Assim, quando um homem ganha peso, essa gordura se distribui de forma mais uniforme, se espalha ao longo da superfície corporal, diminuindo a formação das ondulações.

Mas não pense que tudo é genética. A celulite piora com o aumento de peso, pois as células de gordura ficam maiores e as travas fibróticas puxam mais a pele, piorando as irregularidades. A celulite é dividida em três graus. O grau I é quando só se percebe a ondulação quando ocorre contração muscular. Já o grau II é quando a celulite é percebida ao se passar a mão na pele, comprimindo-a. E o grau III se caracteriza pela visualização sem contração e sem compressão, podendo ter dor ou desconforto local.

Como a massagem pode ajudar?
A melhora da circulação sanguínea no corpo faz toda a diferença no surgimento da celulite. Por isso, a área de massagem estética auxilia e muito quem quer minimizar os furinhos. A massoterapeuta Margarete Castilhos de Almeida fala de duas técnicas de massagem bastante distintas uma da outra que, juntas, ajudam tanto a evitar o aspecto de casca de laranja na pele quanto a reduzir a celulite já existente.

A primeira é a massagem modeladora. “Ela quebra as células de gordura endurecidas. Atinge a gordura localizada”, explica Margarete. Geralmente é restrita a áreas com grande acúmulo de gordura no corpo, como abdômen, quadris, culote, glúteos e coxas. É um tipo de massagem mais rigorosa. Por isso, é proibida para gestantes.

Já a drenagem linfática é uma técnica mais suave e que age no sistema linfático. Ela é aplicada após a massagem modeladora e tem o poder de tornar os resultados bem mais duradouros. “Vai organizar o sistema linfático do organismo e eliminar as toxinas do corpo através da urina. Quando apenas a massagem modeladora é feita, a cliente não manterá o resultado porque a gordura não foi eliminada”, destaca a massoterapeuta. Margarete diz que já nas primeiras sessões resultados são percebidos, mas a continuidade é necessária para a manutenção, além de outros cuidados. “A massagem reduz medidas, mas se continuar comendo mal e sem fazer exercícios, elas voltarão ao que eram”, lembra.

Sem dieta equilibrada não há solução
Pode malhar, fazer tratamentos diversos e muita massagem, mas se a alimentação não ajudar, a celulite permanecerá para grande parte das mulheres.

Zuraica Pires, nutricionista
Foto: arquivo pessoal

Esse problema não é restrito a quem está acima do peso, mas o excesso de gordura certamente prejudica. E o efeito Iô-Iô em dietas também pode contribuir, tornando a pele mais elástica e, portanto, aumentar a aparência da celulite. Segundo a nutricionista Zuraica Pires, acredita-se que uma dieta de baixa gordura auxilia a minimizar a aparência da celulite.

A alimentação adequada também pode contribuir para manter a pele e o tecido conjuntivo saudáveis e elásticos. “Uma dieta que desencoraje a retenção de líquidos, ao evitar excesso de sal, também pode melhorar a aparência da pele.”

A nutricionista menciona também importância da boa hidratação e do fim do hábito de fumar como fatores que interferem nos resultados. Evitar refrigerantes e energéticos é um ótimo passo para fugir da celulite. Já o óleo de coco, manteiga ghee, carnes magras grelhadas ou assadas são boas escolhas. “Prefira uma alimentação o mais natural possível”, resume Zuraica.

Cléo Winck

Treino + foco = resultados
Esse é o lema de quem faz da academia um compromisso diário. Claro que com tanto zelo ao corpo fica bem mais fácil manter a celulite bem longe. A preparadora física Cléo Winck reconhece que a celulite é um fato na vida da maioria das mulheres, mas oferece uma ótima notícia: tem como reduzir e muitas vezes até eliminar. Mas como?

Segundo Cléo, com um bom treino aeróbico — caminhada, corrida, elíptico, bicicleta — é possível eliminar gordura. Junto dele, se faz musculação para oferecer sustentação à pele. “Assim conseguimos declarar guerra contra essas depressões na pele”, incentiva Cléo, lembrando que essas temíveis marcas do corpo feminino não são restritas às mulheres com excesso de peso. Como outros fatores estão envolvidos além do ganho de peso, a celulite aparece nas magrinhas também.

Sobre a regularidade, a preparadora física se diz radical. “Tudo vai depender do quanto tu pretende eliminar de celulite. É 10%, 20%, 50% ou tudo? Se teu objetivo é alto, precisa ter um empenho bom”, destaca. Isso significa suar a camiseta no mínimo quatro vezes por semana. “Quando queremos algum resultado não podemos dar chance à preguiça. Então determine onde quer chegar e, se o objetivo é entrar 2018 com menos ou sem celulite, comece agora sua atividade física. Não acredite em receitas milagrosas, porque

não existem”, orienta Cléo.
A intensidade do exercício, além da frequência, também conta pontos. Uma simples caminhada ativa a circulação nas pernas e elimina um pouco de gordura, mas, como personal, Cléo acha pouco. “Se você não tiver nenhuma contraindicação, invista em algo a mais, como corridas, spinning, kangoo. Intercale caminhada com corrida (para iniciantes). Quanto mais estímulos, mais eficaz será teu resultado”, estimula.

Sandra Azevedo Prado, de 56 anos, e Marília da Rocha Saldanha, de 24, mostram que exercícios aeróbicos e de musculação feitos com regularidade são importantes contra a celulite

Já a musculação fornecerá ganho de massa muscular. “Mas não é fazer de conta. A musculação precisa evoluir, precisa de carga pra apresentar esse ganho”, diz. São possíveis resultados aparentes a partir de três meses de prática física, mas tudo vai depender da dedicação de cada um.

Tá pronta pra começar? Para acabar com os furinhos nas pernas e glúteos Cléo Winck indica agachamento, avanço, leg press, cadeira extensora e flexora, cadeira abdutora e adutora e, também, os exercícios realizados com caneleiras.

como tratar a celulite?
Trata-se de um conjunto de ações. Os melhores resultados envolvem exercício físico, hidratação oral adequada, dieta equilibrada, melhora da circulação local e tratamentos de infravermelho, ultrassom e radiofrequência. Para os casos mais graves, Themis Colla cita um procedimento médico e cirúrgico chamado subcision. Neste procedimento, as travas fibróticas são seccionadas mecanicamente, melhorando o aspecto de casca de laranja.

Uma ajudinha da alimentação
Água
Manter-se bem hidratado é essencial para a saúde da pele. As células de gordura parecem mais proeminentes sob peles não-saudáveis e desidratadas. Portanto, beber água continuamente durante o dia é essencial para melhorar a aparência das áreas afetadas. Pode também ser benéfico ingerir alimentos com alta quantidade de água, como melão, uva, tomate, vegetais de folhas e pepino.

Ácidos graxos essenciais
Alimentos com alto teor de ácidos graxos de ômega-3 e 6 parecem minimizar a aparência da celulite. Boas fontes de ômega-3 incluem salmão, sardinha, canola, azeites e nozes. Ácidos graxos ômega-6 são encontrados em alimentos como óleos de açafrão e girassol e na soja.

Gorduras Insaturadas
Ao ingerir alimentos com altas quantidades desses tipos de gorduras, a saúde da pele melhora, minimizando a aparência da celulite. Boas fontes de gorduras mono e poliinsaturadas incluem castanhas e sementes, abacate, óleos vegetais, como canola ou azeitonas, além de peixe.

Proteína Magra
Uma dieta alta em proteínas magras pode gerar saciedade, levando ao consumo de menos calorias. Isto, por sua vez, leva à construção de menos células de gordura, em áreas problemáticas, diminuindo a aparência da celulite. Boas fontes são peixes e frutos do mar, castanhas, carne magra com a gordura visível removida e frango sem a pele.

Integrais
O Centro Médico da Universidade de Maryland sugere uma dieta alta em fibras para pessoas que querem evitar a celulite pelo benefício ao controle de peso e também pode aumentar a saúde da pele. Escolha diferentes variedades de pães integrais e cereais, arroz e massas integrais, além de quinoa e cevada.

Frutas
A maioria das frutas tem alto teor de líquidos e baixas calorias, tornando-as ideais para perder peso e acabar com a celulite. A banana e papaia são particularmente efetivas na prevenção da celulite, em função de seu alto teor de potássio. As frutas vermelhas também podem ser benéficas em função de seu alto conteúdo antioxidante.

Vegetais
Novamente a combinação de alto valor nutricional e baixa calorias. Os vegetais são ideais para o controle de peso. O ácido fólico auxilia na estabilização de alterações de humor e níveis de stress, o que, indiretamente, pode afetar o armazenamento de gorduras no organismo.

Vegetais Protéicos
Podem ser benéficos para acabar com a celulite ou preveni-la, pois auxiliam na construção de músculos ao invés de gorduras e podem ajudar no fortalecimento das células existentes. Boas fontes incluem legumes, feijões e ervilhas, quinoa e trigo bulgur.

Vitamina C
A ingestão de vitamina C pode aumentar os níveis de colágeno, que é a proteína encontrada nos tecidos conjuntivos do organismo. Isso pode fortificar os tecidos e reduzir a aparência da celulite. Boas fontes são frutas como laranjas, limões, frutas vermelhas e abacaxi.

Folhas verdes
Vegetais de folhas verdes como espinafre ou couve contêm um oxidante conhecido como luteína. Há algumas evidências que esta substância pode aumentar a hidratação e a elasticidade da pele e, dessa forma, ajudar a acabar com a celulite.

Receita suco detox
– 2 folha de couve;
– 1 colher de colágeno hidrolisado;
– 1/2 colher de chia deixado de molho;
– 1 fatia de abacaxi;
– 1 lasca de gengibre;
– 1 pitada de pimenta caiana;
– suco de 2 limão;
– para adoçar xelitol ou açúcar de coco ou adoçante de sucralose, caso necessite. O melhor tomar sem adoçar.

Receita de chá
– 500ml de água fervida com lasca de gengibre;
– 1/2 colher de cavalinha;
– ramos de salsinha e gotas de limão;
Deixe em infusão de 1 minuto e beba.

Últimas Notícias

Destaques