Em Porto Alegre são 30 leitos, como estes 10 no Hospital Independência. Foto: Divulgação / Hospital Independência

Mais 78 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto para atendimento de pacientes com Covid-19 foram habilitados em 12 hospitais gaúchos, de 10 municípios. Entre as instituições está o Hospital Montenegro 100% SUS (HM), que recebeu segunda-feira, dia 5, habilitação para seis leitos que já estavam em atendimento.

Agora o hospital regional soma 16 leitos, entre os quais estão estes seis específicos a pacientes com Covid-19. Eles foram montados em julho, equipados com os seis respiradores enviados pelo Ministério da Saúde e repassados através do Estado; e novos monitores de leito e bombas de infusão doados pela empresa JBS.

As 78 vagas já estão no Sistema de Monitoramento de Leitos do Governo do Estado, que disponibiliza informações sobre ações de enfrentamento à pandemia. O Rio Grande do Sul conta agora com 1.882 leitos de UTI adulto SUS destinados ao enfrentamento à Covid-19. No início da pandemia eram 933 leitos, tendo sido ampliada a capacidade hospitalar intensivista em 102%.

Os recursos para o custeio serão liberados em parcela única de R$ 11,232 milhões, distribuídos entre as 12 instituições hospitalares. A habilitação tem validade por 90 dias, com possibilidade de prorrogação.

Deixe seu comentário