Os meses de junho e julho são repletos de delícias, pelo frio, que abre o apetite, ou pelos pratos típicos. Há muitos alimentos tradicionais da época de festas juninas que são sim bastante saudáveis. Já para outros, é preciso manter um olhar desconfiado porque, apesar de gostosos, não trazem nutrientes. E há, ainda, aqueles que o consumo exige moderação devido ao valor calórico.

Canjica
É rica em vitamina A, cálcio, fósforo, sódio e potássio. A cada 100g de canjica tem 105kcal.

 

Pinhão
Tradicionalíssimo nas festas juninas do sul do país, o pinhão é um ótimo alimento. Porém, o consumo exagerado leva ao ganho de peso porque a semente da araucária possui bastante gordura em sua composição. A cada 100g do alimento há mais de 200kcal. É um alimento protéico, com alta quantidade de minerais como cálcio, ferro e fósforo, além de vitaminas A e C, essencial para absorção do ferro.

Bolo de fuba
Feito à base de farinha de milho, é um bolo muito nutritivo e deveria ser consumido o ano todo. É um carboidrato rico em fósforo e potássio. O valor nutricional por fatia de 55g de bolo de fubá é de 95 calorias.

Amendoim
Ele faz parte do grupo de alimentos oleaginosos que contém ácidos graxos instaurados, fibras, vitaminas, minerais (potássio, cálcio e magnésio), e fitoquímicos (carotenoides, flavonoides, e fitosterois), que podem conferir efeitos cardioprotetores, anticancerígenos, atividade anti-inflamatória. Mas cuidado com o amendoim salgado e vendido em pacotes. Ele possui alta quantidade de gordura e sódio, o que aumenta o colesterol e a retenção hídrica. O melhor é comprar o amendoim e torrar em casa.

Pé de moleque
Feito à base do amendoim, ele em seus benefícios. Mas o doce tem muito sódio e açúcar. Cada 100g do doce chega a ter 595 kcal.

 

Pipoca
É um alimento rico em fibras e em polifenóis. Essa substância possui função protetora contra microorganismos e combate o envelhecimento. Mas cuidado! Pipocas com muita adição de açúcar, sal ou gordura durante o preparo são ruins para a saúde. As de microondas são péssima opção. Elas possuem muito mais conservantes, assim como adição de manteiga ou outros temperos industrializados. O melhor é fazer a pipoca de panela.

Maça do Amor
A fruta é rica em fibras e antioxidantes e tem apenas 80 kcal, sendo ótima opção de doce. No entanto, a do amor, com aquela doce cobertura, tem 450kcal.

 

Quentão
Há inúmeras receitas de quentão, desde feitas com suco até as que misturam vinho e cachaça. Em geral, de positivo, ele tem os polifenóis da uva. Porém, é preciso atenção à quantidade de açúcar acrescida à preparação. Algumas receitas contam, ainda, com canela e gengibre, ambos associados a processos antiinflatórios.

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