Brócolis: fonte de cálcio e de vitaminas

Vegetal que pode ser aproveitado completamente, das folhas aos talos, o brócolis se destaca como uma riquíssima fonte de cálcio, importante especialmente para quem não consome o nutriente em produtos de origem animal, como é o caso do leite. Das suas características nutricionais, destaca-se, ainda, a presença de vitaminas, ácido fólico, selênio e potássio. Esse vegetal tem ação antioxidante e já teve comprovado seu benefício na prevenção de casos de câncer de pulmão, próstata, cólon e mama. Veja outros benefícios e cuidados no consumo do brócolis.

É rico em fibras e reduz o colesterol. Ajuda a acelerar a eliminação do estrogênio do organismo e é uma excelente fonte de cromo, que ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue.

Os homens que consomem brócolis regularmente têm menos chance de desenvolver câncer de próstata. Os fitoquímicos são componentes que aparecem no brócolis e são conhecidos por proteger contra o câncer.

Brócolis é uma excelente fonte de magnésio e cálcio, combinação que ajuda na regulação da pressão arterial.

Ele também tem propriedades anti-inflamatórias
e relaxa os músculos do coração e artérias.

Também contém o antioxidante betacaroteno, que ajuda a restringir o dano celular nos músculos cardiovasculares.

O brócolis é rico em vitamina C e antioxidantes. Estes compostos ajudam na prevenção do envelhecimento, rugas e pigmentos na pele.

Alta fonte de fibras, o brócolis é benéfico na digestão.
Ajuda a manter eficientes os movimentos do intestino.

Atenção: não cozinhe demais o brócolis para que ele não perca as características e nutrientes. Consuma-o ainda firme. O ideal é cozinhá-lo em vapor ou em panela tampada contendo pouca água, por pouco tempo.

Últimas Notícias

Destaques