Cozida, assada, no purê, recheada, chips, na canja, frita ou ainda em uma quantidade quase infinita de preparações. A batata é um dos alimentos mais consumidos do planeta, estando na base alimentar de diversas culturas. Por ser muito versátil, é difícil não encontrá-la no nosso prato. O Brasil planta e consome muita batata. Veja algumas informações desse alimento.

Uma ótima notícia é que a batata não engorda. Mas cuidado com a forma de preparo. Evite receitas onde elas sejam fritas ou utilizem muito óleo. O tipo de preparo mais indicado para preservar os nutrientes é cozido ou á vapor com casca.

Com pouca quantidade de gordura, na forma natural, 100 gramas de batata inglesa possui, em média, 65 calorias.

A batata também é rica em vitamina K, nutriente que torna a artéria mais elástica auxilia na prevenção de acidentes vasculares e previne câimbras. Seu suco ajuda a aliviar dores no estômago.

A batata oferece vitaminas do complexo B e C, sais minerais como fósforo, ferro, potássio e cálcio. Esses nutrientes dão mais força à musculatura e aos ossos do corpo.

Em 30g de batata crua há, em média, 30 Kcal, 7,2 g de carboidrato e 0,6 g de fibra alimentar.

O consumo da batata também é um grande aliado à beleza. Em sua forma crua, o alimento é eficaz para a saúde da pele, tanto que existem diversos produtos à base de suas composições para curar ou remover marcas de acne no rosto. O purê de batata, combinado ao mel, também serve para deixar a pele macia, suave, brilhante.

A batata pode ser benéfica para o coração se consumida em quantidade moderada. Ela é rica em carotenóides, que podem ajudar na redução do colesterol.

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