Bunch of sweet potatoes in a wooden crate

Conheça os benefícios e os cuidados necessários com essa queridinha dos praticantes de musculação
Ela leva a fama de ser bem mais saudável do que sua parente próxima, a batata inglesa. E se trata de uma fama justa. A batata doce é fonte de energia e contêm minerais e vitaminas importantes para ao organismo. Sempre presente na rotina alimentar dos praticantes de atividade física, essa raiz também tem restrições, apesar de muito saudável. Conheça melhor esse riquíssimo alimento.É rica em fibra solúvel. Ao contato com a água, forma um gel capaz de reduzir a absorção de glicose e lipídios, ajudando a controlar o colesterol e a diabetes. É de digestão lenta, o que contribui com a sensação de saciedade.

Possui minerais como cálcio, magnésio, ferro e potássio. Por isso, é de grande valor à saúde dos ossos e dentes, além de imprescindível para a manutenção da saúde das células.

Ela é uma ótima opção de alimento para as gestantes por conter ferro e ácido fólico, nutrientes que evitam a anemia. Já a vitamina C presente, aumenta a cicatrização e a absorção de ferro.

Por ser um carboidrato de absorção lenta e que não eleva o nível de açúcar no sangue, a batata doce é muito consumida por quem pratica atividades físicas. Sua energia é liberada lentamente durante o exercício, fornecendo combustível do começo ao fim. Além disso, o potássio previne cãibras e fraqueza muscular. O ideal é consumir antes do treino.

Por melhor que ela seja, há um limite de consumo. Em excesso e mal cozida, a batata doce está associada à incidência de distúrbios da tireóide.
Você sabia? Há quatro tipos de batata doce: branca, amarela, roxa e avermelhada. Elas têm diferenças de polpa e sabor, mas, nutricionalmente, são bastante similares.

Essa raiz também promete beneficiar a redução do colesterol. A batata doce é formada por fibras solúveis que, ao serem digeridas, se unem às gorduras e aos açúcares e fazem com que eles sejam eliminados por meio das fezes. Isso faz com que as taxas de colesterol baixem.

Deixe seu comentário