HM Regional está com todos os leitos de UTI ocupados
A baixa procura pela vacina da gripe está diretamente relacionada ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no município. A Vigilância em Saúde de Montenegro alerta que a situação é preocupante, pois o HM Regional está com todos os leitos de UTI ocupados e, entre os internados, três são pacientes apresentam SRAG, quadro que pode ser evitado com vacinação.
De acordo com Patrícia Barros, da Vigilância em Saúde, a SRAG pode ser desencadeada por vírus como o H1N1 ou o próprio coronavírus. “Algumas pessoas têm sintomas leves, como febre e dor de garganta, mas outras evoluem para infecções pulmonares graves, com dificuldade respiratória e necessidade de oxigênio ou até respirador”, explica. Os casos mais graves frequentemente requerem internação em UTI.
A vacinação, segundo Patrícia, é a principal forma de prevenção. “Mesmo que a pessoa contraia o vírus, quem está vacinado tende a ter sintomas mais leves, sem necessidade de internação.” Ela destaca que crianças, idosos e pessoas com comorbidades são os mais vulneráveis e têm maior risco de agravamento.
Montenegro vive um cenário alarmante, pois entre os dias 11 e 17 de maio, houve um aumento de 500% nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave em comparação com o mesmo período do ano passado. Atualmente, o município registra seis internações por essa causa, ocupando todos os leitos disponíveis. Caso novos pacientes agravem, será necessário transferi-los para hospitais da Grande Porto Alegre, que também estão lotados.
A cobertura vacinal em Montenegro está em apenas 41,28%, o que impede o desenvolvimento da chamada imunidade coletiva. Somente 14.114 doses foram aplicadas. “Quanto mais pessoas vacinadas, menor a circulação do vírus”, reforça Patrícia. “É um escudo protetor para toda a comunidade.”
Onde se vacinar
Secretaria Municipal da Saúde (Pediatria) – 7h30 às 18h30
UBS Centro – 7h30 às 18h30
USF1 Germano Henke – 8h30 às 11h30 / 13h30 às 16h30
USF2 Esperança – 13h30 às 15h30
USF3 Industrial – 9h às 11h30 / 13h às 15h30
USF5 Centenário – 8h30 às 15h30
Vigilância em Saúde/Setor de Imunizações – 7h30 às 12h / 13h30 às 16h30