Todos os moradores devem colaborar, mesmo quem utiliza plano de saúde, já que os serviços do SUS são para todos. Foto: Divulgação Acom Prefeitura de Montenegro

Os Agentes Comunitários de Saúde de Montenegro estão visitando as famílias para realizar o cadastro de usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é ampliar as informações sobre a população, pois esses dados colaborarão no planejamento e continuidade dos serviços de saúde no município. A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pede que a população receba os profissionais que estão devidamente identificados e uniformizados, e colabore com o preenchimento do cadastro no SUS para que o município continue recebendo os devidos recursos federais.

O cadastro é uma exigência do Governo Federal, onde os dados de identificação são incluídos, com total sigilo, no sistema de informações do Ministério da Saúde. A SMS reforça que é de extrema importância que os moradores aceitem receber os agentes, pois além de fortalecer o SUS, a ação colabora para manter os serviços oferecidos nas Unidades de Saúde do município, e para agilizar atendimentos e o acesso a consultas, medicamentos, vacinas, exames e cirurgias.

Ainda, a SMS explica que os serviços do SUS são para todas as pessoas. Todas as vacinas de imunização, por exemplo, são oferecidas pelo sistema público de saúde, incluindo a carteira de vacinação, exigida para viagens internacionais. Por isso é importante que os moradores, inclusive quem tem plano de saúde particular, colaborem com o preenchimento do cadastro realizado pelos agentes comunitários.

Durante a visita é possível realizar o cadastro do Cartão do SUS junto ao Agente Comunitário de Saúde. Para isso, é necessário RG, CPF, comprovante de endereço e número do telefone para contato. Quem já tem e mudou de endereço ou telefone, deve comunicar o Agente para alterar as informações. O serviço é rápido e gratuito. Através do cartão o cidadão tem acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde.

Deixe seu comentário