OUTUBRO Rosa. Palestras e aulão de muay thai reuniram cerca de 50 mulheres
A academia Duo Fight Club, em parceria com a secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu uma tarde de atividades como palestras e um aulão de muay thai aberto ao público. A iniciativa ocorreu no sábado, 16, no complexo da Estação da Cultura. A ação integra as atividades do Outubro Rosa e tem como objetivo mostrar que atividade física e saúde estão diretamente ligadas.
A lutadora e professora de muay thai Fernanda Vodzik relata que há anos a academia promove ações para fomentar o autocuidado entre as mulheres. “Agente fazia na academia, mas este ano, falando com a secretária de Saúde, Cristina Reinheimer, optamos por fazer em um local mais amplo, para que mais pessoas pudessem participar”, relata a idealizadora da ação. Ao todo, 55 mulheres se inscreveram para o treino livre, entre elas, a própria secretária de Saúde, que há dois anos adotou o muay thai em sua rotina de vida. “O muay thai tem tudo a ver com o Outubro Rosa, ele ajuda a gente a expressar aqueles sentimentos que ficam presos dentro da gente, que causam ansiedade e, muitas vezes, geram doenças graves”, comenta Cristina.
A enfermeira Camila Anversa, coordenadora da Saúde Mental da SMS, – e aluna de Fernanda há cinco anos – foi a responsável por agendar a programação na Estação da Cultura. Entusiasmada com a possibilidade de incentivar mais mulheres a cuidarem da saúde mental e física, Camila foi uma das palestrantes da tarde. “Saúde mental tem tudo a ver com a saúde física, principalmente nesse período de pandemia. Pesquisas mostram que os transtornos psicológicos tiveram aumento de 55%, no ano passado em relação a 2019. A secretaria municipal da Saúde chegou a disponibilizar mais 400 consultas por mês, para esse tipo de transtorno”, acrescenta Camila.
Gislaine Grösz se inscreveu para o aulão e levou junto a amiga Débora Gusmão. Gislaine já treina muay thai desde janeiro deste ano, agora ela quer mostrar para a amiga todos os benefícios trazidos pelo esporte para sua vida. “Esse evento é muito importante, ele atraí mulheres para mostrar a importância do esporte e dos cuidados com a saúde”, diz Gislaine. Débora teve um motivo ainda mais forte para aceitar o convite da amiga. Na semana anterior, uma conhecida dela faleceu vítima do câncer de mama. “Aquilo mexeu comigo. Acho muito importante a gente tratar da conscientização, por isso, resolvi vir experimentar.
A nutricionista Zuraica Pires esteve presente e falou sobre alimentação saudável. Depois das dicas das profissionais de saúde o aquecimento antecedeu o treino esportivo, ministrado pelo professor e educador físico Rafael Pereira.