O foco da Agricultura Sintrópica é trabalhar com a recuperação pelo uso, a favor da natureza. Foto: reprodução internet

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) realiza, neste sábado, 10, um mutirão de plantio de hortaliças e espécies arbóreas de acordo com os princípios da Agricultura Sintrópica. A ação ocorre na propriedade do casal Jorge Moisés Griebeler e Débora Biachi Falleiro, das 8h às 12 e das 13h30min às 16h30min. As vagas são gratuitas e limitadas a 20 participantes. As mesmas devem ser realizadas junto a SMDR, localizada na rua Campos Neto, 777, bairro Senai ou pelo telefone 3632-8533.

O foco da Agricultura Sintrópica é trabalhar com a recuperação pelo uso. Ou seja, o estabelecimento de áreas altamente produtivas e independentes de insumos externos tem como consequência a oferta de serviços ecossistêmicos, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do micro-clima e o favorecimento do ciclo da água.

Trabalhar a favor da natureza e não contra ela, associar cultivos agrícolas com florestais, recuperar os recursos ao invés de explorá-los e incorporar conceitos ecológicos ao manejo de agroecossistemas são algumas das características da Agricultura Sintrópica. Na prática, é plantar hortaliças, verduras, frutas, ervas, junto a árvores e espécies arbustivas, imitando a dinâmica sucessional e mimetizando a regeneração natural de florestas.

Deixe seu comentário