O curso de apicultura está entre os mais procurados pelo Cetam, de acordo com a coordenação. Fotos: DIVULGAÇÃO INTERNET

Emater. O Centro de Treinamento de Montenegro oferece 10 opções de formação em várias áreas até dezembro

No segundo semestre deste ano, o Centro de Treinamento de Montenegro (Cetam), vinculado à Emater/RS-Ascar, oferece aos produtores rurais uma variada lista de cursos de qualificação. São 10 opções diferentes, que visam contribuir com a formação da população em geral, com foco na agricultura familiar.

Inseminação Artificial em Bovinos, Gestão de Agroindústria e Manejo de Equinos estão entre as possibilidades de escolha. A coordenadora do Cetam, Claudete Klein, explica que os cursos são excelentes oportunidades para quem busca uma qualificação no campo. “Oferecemos toda a estrutura necessária, tanto para as aulas práticas quanto teóricas”, salienta.

A carga horária depende do curso e pode variar de 24 a 40 horas/aulas, assim como o valor da inscrição. A coordenadora destaca que os cursos são dirigidos ao público em geral, mas que a preferência é para agricultores. Os valores incluem alimentação, hospedagem e material didático, e os produtores enquadrados no Programa Nacional de Agricultura Familiar pagam preço reduzido. “Os agricultores que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) têm descontos, assim como os associados ao Sicredi, que podem ganhar de 50% a 90% de redução no valor”, destaca a coordenadora.

Conheça os cursos
Horticultura Agroecológica / Carga horária 32 horas
O que irá aprender: histórico da agricultura; visão sistêmica; formação do solo, métodos e práticas para o preparo do solo; manejo sucessional e insumos orgânicos; trofobiose-nutrição; infraestrutura de horta; planejamento da produção; sementes crioulas; biodiversidade.

 

Inseminação Artificial em Bovinos / Carga Horária 24 horas
O que irá aprender: conceito e história; anatomia e fisiologia; fisiologia do cio; armazenamento do sêmen; higiene do inseminador; controle da inseminação; melhoramento genético.

Piscicultura / Carga Horária 40 horas
O que irá aprender: histórico; tipos de peixes; legislação e comercialização; planejamento; principais espécies criadas em viveiros; qualidade da água; fertilização e correção; consorciação; estocagem de peixes; enfermidades; despesca.

Meliponicultura / Carga Horária 24 horas

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O que irá aprender: função das abelhas nativas sem ferrão; motivos para criação de abelhas nativas; mercado para produtos da meliponicultura; identificação e biologia das espécies; ambiente para cada espécie; instalação do meliponário; manejo da colmeia; multiplicação das famílias; colheita do mel; comercialização.

Apicultura / Carga horária 24 horas
O que irá aprender: biologia da abelha; doenças das abelhas; equipamentos apícolas; escolha do local para apiário; floradas; manejo de colmeias; alimentação; formação em enxames; produtos apícolas; colheita e bneficiamento do mel; mercado e legislação.

Laticínio Artesanal / Carga horária 24 horas
O que irá aprender: acompanhamento da ordenha; qualidade do leite; microbilogia; boas práticas; tecnologia de precesso; defeitos do queijo; rendimento e custos; legislação e mercado; doce de leite; queijos; iogurte; ricota; achocolatados; bebida láctea.

Melhoramento Genético em Bovinos Leiteiros / Carga horária 24 horas
O que irá aprender: contextualização sobre o leite; saúde animal; cria e recria das terneiras; ferramentas de melhoramento; prova do touro; perfil linear; genoma/sêmen sexado; avaliação lienar (prática); interbulls.

Fruticultura Agroecológica / Carga horária 24 horas
O que irá aprender: princípios de agroecologia: implantação do pomar; manejo do pomar (raleio e poda); sistema agroflorestal; manejo do ambiente do pomar; preparo de caldas e biofertilizantes.

Gestão de Agroindústria/ Carga horária 24 horas
O que irá aprender: produção de alimentos; embasamento legal; gestão de custos-controles e indicadores para gestão; politicas públicas para agroindústrias familiares; mercado; gestão eficiente.

Manejo de Equinos / Carga horária 24 horas
O que irá aprender: comportamento do cavalo e relação com o homem; conhecimentos sobre as principais raças; instalação e utensílios; cuidados com casco e patas; reprodução; alimentação do cavalo; promoção da saúde e exame de compra de equinos.

Cronograma de cursos
Agosto
14 a 17 – Inseminação Artificial em Bovinos
Setembro
10 a 14 – Piscicultura
25 a 28 – Inseminação Artificial em Bovinos
Outubro
02 a 05 – Horticultura Agroecológica
15 a 17 – Meliponicultura
16 a 19 – Laticínio artesanal
17 a 19 – Apicultura
23 a 25 – Gestão de Agroindústria
23 a 26 – Inseminação Artificial em Bovinos
Novembro
07 a 09 – Melhoramento Genético em Bovinos de Leite
08 a 09 – Fruticultura Agroecológica
19 a 21 – Meliponicultura
20 a 23 – Inseminação Artificial em Bovinos
21 a 23 – Apicultura
26 a 30 – Piscicultura
Dezembro
05 a 07 – Manejo de Equinos
11 a 14 – Inseminação Artificial em Bovinos

INSCRIÇÕES
Os interessados em realizar os cursos devem fazer as reservas de vagas pelo telefone (51) 3632-1261, pelo e-mail [email protected] ou nos escritórios municipais dos seus respectivos municípios. Mais informações no site www.emater.tche.br.

Deixe seu comentário