Solenidade ocorre sexta-feira, na propriedade de Irineu Kochemborger
Nesta sexta-feira, 23, às 14h, Montenegro será palco da 25ª Solenidade Estadual de Abertura da Safra de Citros. O evento ocorre na localidade de Lajeadinho, na propriedade da família de Irineu Kochemborger, e é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, com apoio de diversas entidades públicas e privadas.
A cerimônia tem como objetivo valorizar a produção local, reforçar sua qualidade e conscientizar sobre a necessidade de medidas protetivas contra pragas, como o Greening, que ameaça os pomares em todo o país. “Estamos reunindo o setor para celebrar uma safra promissora, mas também para reforçar a importância da prevenção. O combate ao Greening é responsabilidade de todos”, alerta o secretário de Desenvolvimento Rural, Vlademir Ramos Gonzaga.
Montenegro é, hoje, o maior produtor de bergamota do Rio Grande do Sul. Em 2024, o município cultivou cerca de 3.300 hectares de citros, sendo 3.000 hectares dedicados exclusivamente à bergamota. Isso representa 33% da produção estadual, concentrada majoritariamente no Vale do Caí, responsável por 73% da colheita gaúcha.
“Centenas de famílias têm na citricultura seu sustento. Nosso compromisso é com a valorização desses trabalhadores e com a qualificação constante da produção”, destaca Gonzaga. Além da bergamota, Montenegro também ocupa o 7º lugar na produção de limões e o 13º em laranjas no estado.
A estimativa de produção para este ano é expressiva: 54 mil toneladas de bergamotas, 5,5 mil toneladas de laranjas e 400 toneladas de limões. Parte dessa produção abastece o mercado interno, mas também alcança mercados internacionais, seja como fruta de mesa, suco ou extrato.
O evento contará com o apoio do Sesc, da Secretaria Estadual de Agricultura, da FETAG-RS, Emater/RS, Associação de Fruticultores Montenegrina, Ecocitrus, Sicredi, Bio Citrus, Citroworks, além das câmaras temáticas da citricultura e grupos organizados do Lar (GOLs).
“Montenegro tem orgulho de ser o principal polo citrícola do Rio Grande do Sul. Este evento é um reconhecimento ao esforço de nossos produtores e à força do campo na economia local”, conclui o secretário.