Agronegócio. Evento na praça central marcou o encerramento da 1ª Semana Municipal da Agricultura Familiar
A semana passada foi marcada pelas atividades da 1ª Semana Municipal da Agricultura Familiar. No encerramento da programação, na sexta-feira (27), ocorreu na Praça Rui Barbosa, a Feira da Agricultura Familiar. Em pleno Centro, diferentes bancas foram instaladas para que os produtores locais pudessem vender seus produtos. Morangos, flores, sucos de cana, hortaliças e artigos de artesanato estavam entre os comercializados.
Todos pequenos produtores e com grande preocupação com uma produção limpa e saudável, os comerciantes tiveram na Feira um incentivo às suas práticas. Além disso, o local central do evento oportunizou que mais montenegrinos conhecessem a agricultura local e também ficassem sabendo da – valiosa – oportunidade de adquirir frutas e verduras diretamente do produtor.
A Semana da Agricultura Familiar foi uma proposição da vereadora Josi Paz (PSB), que agora está incluída no Calendário Oficial de Eventos do município para ocorrer anualmente. De acordo com Josi, a iniciativa nasceu de uma vontade dos produtores, que pediam mais apoio e valorização às boas práticas no segmento. Aprovada, a semana foi realizada pela Prefeitura, com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), em parceria com a Câmara de Vereadores, a Emater e a Unisc.
Ao fim do evento, o engenheiro agrônomo da SMDR, Felipe Kayser Lampert, comemorou o alcance das atividades. “Nós estamos bem contentes. Mesmo com a chuva, os agricultores participaram. Com foco na qualificação, essa semana foi dedicada a eles e isso foi bem importante”, refletiu. Felipe também destacou o trabalho das entidades parceiras e adiantou que, com mais tempo de elaboração, a segunda edição no ano que vem deverá ser ainda maior.
Desde a terça-feira passada (24), a programação da Semana incluiu uma visita orientada a uma agrofloresta da região, uma palestra sobre a importância da gestão rural, orientações sobre a formação e o funcionamento de agroindústrias e um treinamento sobre a manutenção de viveiros de criação de peixes.