São aguardados mais de 500 produtores para o Dia de Campo. Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

Cetam. Atividade inicia às 9h e contará com sete estações técnicas. São aguardados mais de 500 produtores de mel

A Emater/RS-Ascar programa para o próximo dia 28 de novembro, no Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam), um Dia de Campo em Apicultura. A atividade inicia às 9h e contará com sete estações técnicas que envolverão todo o ciclo da atividade, iniciando nas plantas, passando pelo manejo da colmeia e da colheita até chegar ao processamento do mel. Na ocasião também está prevista uma estação sobre gestão da propriedade em apicultura, onde serão apresentados os custos de produção.

“A intenção deste grande evento será o de promover a troca de conhecimentos com atenção para toda a cadeia produtiva”, destaca o assistente técnico regional em Apicultura e Meliponicultura da Emater/RS-Ascar, Paulo Conrad. Em paralelo ao evento, os participantes também poderão ter contato com fabricantes ligados à produção de mel, como Agronatur, Marcenaria Klein e Implavel Embalagens. “Além de haver venda de produtos no local, será oportunizada a troca de cera bruta por alveolada”, comenta Conrad.

São aguardados mais de 500 produtores para o Dia de Campo que também contará com inauguração do Bosque Apícola do Cetam. Inscrições podem ser feitas nos escritórios da Emater/RS-Ascar ou pelo telefone (51) 3632-1261.

Ainda antes do Dia de Campo, a Emater/RS-Ascar programa cursos de Meliponicultura e de Apicultura no Cetam. O primeiro ocorre de 19 a 21 de novembro com discussões sobre a função das abelhas nativas sem ferrão, o motivo para a criação destas, o mercado para os produtos da meliponicultura, a identificação das espécies, a instalação do meliponário, o manejo, a colheita e a comercialização, entre outros. De 21 a 23 de novembro, o curso de Apicultura debaterá biologia da abelha, doenças, equipamentos apícolas, escolha do local para apiário, formação de enxames, produtos apícolas, colheita e mercado, entre outros.

Deixe seu comentário