Faltando apenas quatro meses para o fim do prazo, pelo menos 17.468 eleitores inscritos em Montenegro ainda não fizeram o cadastramento biométrico, indispensável para votar nas eleições municipais do ano que vem. Para facilitar o acesso ao procedimento, que demanda poucos minutos, o Cartório Eleitoral terá expediente neste final de semana, dias 3 e 4 de agosto. No sábado, a unidade abre das 9h às 12h e das 13h às 17h. Já no domingo, a população será recebida somente à tarde, das 13h às 17h.

Um levantamento elaborado pela Justiça Eleitoral indica que Montenegro possui 46.721 votantes. Destes, 29.253 haviam realizado a coleta das digitais em 30 de julho. Elas correspondem a apenas 62,61% do total. Como o prazo encerra dia 4 de dezembro, a ocorrência de longas filas nas últimas semanas já é quase uma certeza. Para realizar o procedimento, é preciso apresentar documento de identificação em sua via original e comprovante de vínculo com o município, de preferência, uma conta de luz ou água.

O cadastro é obrigatório e o eleitor que não comparecer terá a inscrição cancelada, ficando impedido de obter certidão de quitação eleitoral. Também poderá ter dificuldades para emitir carteira de identidade e passaporte, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimo e inscrição. Da mesma forma, a irregularidade também pode dificultar a investidura e a nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Agendamento
Pelo Whats app do Cartório – enviar mensagem para o número (51) 99871-1440 no horário das 13h às 16h.

Para evitar filas na realização do cadastro, o eleitor pode agendar o procedimento com antecedência, da seguinte forma:
Pela internet, no site do TRE/RS – www.tre-rs.jus.br > Serviços ao Eleitor > Agenciar Atendimento ou mediante a leitura do QR Code.

Presencialmente, na Câmara de Vereadores de Montenegro – comparecendo à sede do Legislativo, na Usina Maurício Cardoso, e usando o terminal de agendamento disponbibilizado no local.

Por telefone – ligar para o número do Cartório, (51) 3632-3880, no horário das 13h às 16h.

Deixe seu comentário