Alan Jesse de Freitas é advogado desde 2004

ADVOGADO comandou o Departamento de Licitações em 2014, no governo de Paulo Azeredo

Formado pela Unisinos em 2004, o advogado Alan Jesse de Freitas, de 40 anos, vai assumir o cargo de procurador geral do Município nos próximos dias. Ele substituirá Marcelo Augusto Rodrigues, que pediu afastamento das funções há duas semanas, alegando “motivos pessoais”. Freitas é natural de Salvador do Sul, casado, tem uma filha de sete anos e sua esposa aguarda, para os próximos dias, a chegada de um menino.

Apesar de ser fortemente identificado com o Progressistas, legenda que até presidiu na cidade vizinha, Alan acredita que sua indicação pelo prefeito Kadu Müller transcende as questões partidárias. Ele trabalhou na Prefeitura em 2014, durante o governo Paulo Azeredo, no departamento de Licitações. Na época, Kadu era secretário de Indústria, Comércio e Turismo. “A experiência acumulada nesta área, reforçada por vários cursos, devem ter sido levados em conta pelo prefeito”, acredita o advogado, que se diz honrado pela escolha.

A posse no cargo ainda não tem data marcada por dois motivos. Primeiro, pela necessidade de encaminhamento dos documentos necessários à nomeação. Segundo, porque Freitas tem vários processos em andamento e terá de renunciar a sua titularidade para assumir. “O cargo de procurador geral requer dedicação exclusiva, então terei de passar essas ações a um colega”, explica.

O futuro procurador admite que, como advogado, já atuou “do outro lado”, defendendo clientes em processos que tiveram o Município como réu. Alguns foram justamente na área de licitações, questionando decisões da Prefeitura que teriam ferido direitos. Porém, segundo Freitas, isso não o desqualifica para o cargo. “Se, na PGM, eu me deparar com alguma situação que poderia gerar conflito de interesses, vou me declarar impedido”, ressalta.

Deixe seu comentário