Fernando José Lenhardt, de 56 anos, foi sepultado as 10h dessa quinta-feira, dia 17, no Cemitério Católico de Harmonia, cidade onde morava. O homem foi encontrado sem vida nas águas do Rio Caí, no balneário Harmonia, no final da tarde de quarta-feira,16.
As buscas à vítima começaram ainda na tarde da terça-feira, dia em que ele saiu de casa para trabalhar e não mais retornou. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Voluntários (CBV) de São Sebastião do Caí, familiares de Fernando José procuraram a polícia para relatar o desaparecimento. Na parte da tarde, o veículo de Fernando foi encontrado no balneário. Na barranca do rio foram achados pertences dele, o que levou a suspeitas de afogamento.
Durante cerca de três horas dois mergulhadores e outros dois bombeiros voluntários realizaram buscas. O trabalho só cessou ao anoitecer. Na manhã da quarta-feira, munidos de reforços no efetivo, a corporação caiense retomou a procura. Conforme o comandante do CBV, Anderson Jociel Rosa, um dos fatores que dificultou o encontro do corpo foi não ter informações sobre em que ponto do rio ele teria entrado na água.
Depois de mais de 10 horas de procura, o corpo da vítima foi encontrado cerca de dois quilômetros rio abaixo, em relação ao ponto onde foi encontrado o carro do morador. Sete mergulhadores trabalharam nas buscas em apoio aos Bombeiros de Harmonia. Além dos Bombeiros Voluntários do Caí, participaram do resgate membros das corporações de Garibaldi e Nova Petrópolis.
A reportagem não conseguiu falar com familiares da vítima.Nas redes sociais, muitas pessoas lamentaram a perda.