Videomonitoramento deve começar a operar em breve no Caí

De acordo com o comandante da Brigada Militar no município, Major Célio de Vargas, deve começar a operar em breve a central de monitoramento já instalada na sede da Brigada Militar de São Sebastião do Caí. “Estamos com a parte da estrutura concluída e nos próximos dias deve ocorrer o treinamento do pessoal que vai trabalhar no recebimento e encaminhamento das imagens”, informa.

Composto por 12 câmeras, o sistema já instalado na cidade é classificado como fundamental pelo policial. “Cada câmera é um homem a mais no policiamento da cidade. Elas serão nossos novos olhos de longo alcance, de 360 graus e nas 24 horas do dia. A sala está em fase de testes finais e, assim como ocorre em outras cidades, será essencial para qualificar o trabalho das forças de segurança.”

O major ressalta que as imagens de possíveis delitos captadas pelo sistema podem inclusive ser apresentadas como prova em inquéritos policiais. “Isso é fundamental para que os criminosos sejam punidos. Além disso, saber que a área é monitorada fará com que os criminosos pensem duas vezes antes de agir”, crê o comandante.

O comandante destaca que apesar da proximidade com a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Vale do Caí ainda é considerado tranqüilo. “O último registro de homicídio consumado nos dez municípios do nosso batalhão ocorreu em dezembro do ano passado. Isso é muito positivo e, aliado com outros baixos índices de delitos, me permite afirmar que ainda vivemos em um paraíso”, afirma o Major Célio de Vargas.

Últimas Notícias

Destaques