Subcomandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli

REDUÇÃO nos indicadores criminais é comemorada nos 44 anos do CRPO/Vale do Caí

Polícia Ostensiva do Vale do Caí (CRPO/VC) acaba de completar 44 anos de fundação. Além de festejar a data, o Comando comemora a redução nos indicadores criminais, em seus 19 municípios de cobertura. A queda nos registros de roubos a residências (70%), a estabelecimentos comerciais, financeiro e de ensino (67%) e na taxa de homicídios (15%), de janeiro a outubro deste ano – comparado com o mesmo período de 2020 – é associada ao resultado do trabalho de análise criminal, feito pela Brigada Militar, e a eficácia do sistema de videomonitoramento.

Na última sexta-feira, 22, a sede do Comando Regional recebeu convidados para comemorar seu 44º aniversário. O comandante do CRPO/VC, tenente-coronel Rogério Pereira Martins, expôs seu agradecimento, pelo trabalho conjunto que vem sendo desenvolvidos entre as forças de Segurança da região, e apresentou resultados.

Além da redução nos roubos a residências, da queda na taxa de homicídios e da diminuição nos roubos a estabelecimentos como escolas e instituições financeiras, Pereira Martins destaca o recuo nos roubos a pedestre (32,35%). O trabalho de Inteligência Policial e o videomonitoramento são apontados pelo comandante entre os grandes responsáveis pela diminuição dos registros policiais, pois possibilitam à Polícia identificar quando e onde ocorrem os delitos, e com isso planejar ações para prevenir novos crimes. “Montamos ações preventivas e de repressão criminal em conjunto com outros órgãos, como as prefeituras, e também desenvolvemos ações integradas com a polícia civil”, acrescenta o comandante.

Tenete-coronel Rogério Pereira Martins

Como exemplo de êxito, obtido nas parcerias formadas entre as forças de Segurança, o oficial cita o caso do sequestro, ocorrido no dia 5 deste mês, em Montenegro. “Em menos de quatro horas, graças ao trabalho integrado, da Inteligência Policial de ambas as instituições, culminando com o Pelotão de Motos da Brigada Militar – que fez a interpelação do veículo -, houve desfecho do caso por parte da investigação da Polícia Civil. Tivemos a prisão da autora do sequestro e libertação da vítima”, detalha.

O subcomandante-geral da Brigada Militar do Estado, coronel Cláudio dos Santos Feoli, participou do evento comemorativo e destacou o trabalho realizado pelo Comando Regional.  “São 44 anos de uma história de excelência, de bons serviços prestados à população de 19 municípios do Estado. O CRPO Vale do Caí se destaca em importância estratégica para a Brigada Militar, instituição que está em vias de completar 184 anos de dedicação ao povo gaúcho”, disse Feoli.

Em seu discurso, o Prefeito Gustavo Zanatta destacou a importância do trabalho realizado pelo Comando Regional e deixou uma mensagem de gratidão a todos os policiais que se dedicam a zelar pela ordem pública nas cidades de atuação do CRPO/VC. “Sabemos das dificuldades enfrentadas, porém, não podemos desistir. Cada órgão tem sua responsabilidade, e a união de todos é o que traz o bom convívio de uma comunidade. Precisamos manter isso para que possamos seguir com o título de Vale da Felicidade”, falou o prefeito.

Entrega de comendas
Na celebração ao aniversário do CRPO/VC , foi destacado o papel dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Susepe, Polícia Civil, Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro e Pareci Novo, e, claro, dos policiais militares do CRPO/VC. Mais de 50 pessoas receberam certificados e medalhas como forma de reconhecimento pelo que fazem em prol da Segurança ma região. “Estamos de parabéns por esse resultado que é conquistado a várias mãos”, pontuou o comandante do CRPO/VC, Pereira Martins.

Compartilhar

Deixe seu comentário