O projeto “Pré-egresso: Reconstruindo Vidas”, desenvolvido pela secretaria municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), de Montenegro, visa trabalhar com apenados do regime semiaberto do Instituto Penal em busca da ressocialização desses indivíduos. A ação está sendo retomada pela Administração Municipal, após ter sido interrompida em razão da pandemia.
O projeto promove palestras, rodas de conversa e ações que visam a volta efetiva dos pré-egressos para a sociedade e seu afastamento definitivo do presídio. “O Projeto tem como objetivo proporcionar espaço de interação dos pré-egressos com a comunidade”, diz a diretora de Qualificação Profissional, Daiane Almeida de Azevedo.
Nos encontros, previstos para ocorrerem duas vezes por semana, serão abordados temas como espiritualidade, violência doméstica, álcool, drogas, e outros. “Neste mês, ministraremos palestra sobre o Agosto Lilás, que faz alusão ao combate à violência doméstica. Motivo, por sinal, da prisão de alguns desses homens”, destaca Daiane.
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Unimed irão colaborar com o projeto através da indicação de profissionais para ministrar palestras. (CA)