Os grupos de Polícia Rodoviária Estadual (PRE) em Montenegro e em Bom Princípio atuam em operação de visibilidade da corporação, que foi colocada nas rodovias de todo o Rio Grande do Sul. O fluxo de veículos aumenta muito neste final de tarde de sexta-feira, dia 24, véspera de Natal, com destino em especial as cidades do interior.
A corporação em Montenegro teve um registro de transporte irregular de animal. Um GM Vectra, com placas de São Leopoldo, foi abordado em frente ao Pelotão da ERS-240, quando foram flagradas duas ovelhas no banco de trás. Além disso, o condutor não tinha a GTA – Guia de Transporte Animal. A Inspetoria Veterinária foi chamada para recolher os animais, e o condutor liberado para seguir sua viagem para Lajeado.
Já o Pelotão na ERS-122 em Bom Princípio está surpreso com o fluxo moderado, em torno das 17h30min. Ainda assim, a operação com radar móvel registrou 112 veículos em excesso de velocidade, em um período de 3 horas de fiscalização. Nas o número é considerado pelos agentes abaixo do normal para o trecho e período do dia.
Trânsito em direção a praia
No Litoral Norte o fluxo, pela BR-101, é intenso, mas tranquilo. Sem ocorrências de acidentes graves. A colisão de um caminhão que derrubou um poste na confluência entre Freeway e ERS-030, em Osório, não causa lentidão. As 17h33min, segundo a Concessionária CCR ViaSul, no pedágio da BR-386 em Montenegro passavam 15 veículos por minuto em direção ao Interior; e 12 no sentido Capital. No acumulado de 24 horas, 13.866 veículos passaram no trecho em direção ao Interior; e pouco mais de 10.000 em direção à Capital.
Na Freeway, pelo pedágio em Santo Antônio da Patrulha, passam 29 veículos por minuto em direção ao Litoral, com acumulado de 27.260 veículos em 24 horas. O fluxo quase se equipara ao sentido oposto, com 21 por minuto e acumulado de 14.776 veículos se deslocando em direção a Porto Alegre, pelo pedágio de Santo Antônio.