Thaiane de Oliveira era agente de saúde em Capela. Foto: reprodução Facebook

TRAGÉDIA. Vítima foi morta com disparo no peito pela arma funcional do companheiro

Um policial militar de 31 anos, lotado na corporação do município de Capela de Santana, matou a própria esposa no início da madrugada dessa quarta-feira, 24. Ele teria confundido a companheira com um invasor e efetuou dois disparos contra Thaiane de Oliveira, de 29 anos. Um dos tiros de pistola .40 acertou o peito da jovem que veio a óbito.

A Polícia Civil investiga o caso e trabalha com várias hipóteses para o crime, desde homicídio culposo, quando não há intenção de matar, até crime passional, causado por motivos diversos, como brigas ou ciúmes, por exemplo.

O suspeito – que não teve o nome divulgado – teria alegado que desligou o disjuntor da rede elétrica por causa do temporal, deixando a casa no escuro. Então, na madrugada, acordou com barulho, viu um vulto e uma luz, pegou sua arma funcional e deu ordem de parada. Mas o vulto teria seguido andando, aí ele atirou.

Depois viu se tratar da esposa usando o celular como lanterna, possivelmente para ir ao banheiro. Thaiane de Oliveira, de 29 anos, foi socorrida por vizinhos. O marido teria entrado em surto e também precisou ser socorrido. Ambos foram levados para o Hospital de Portão. Ela chegou ao local já sem vida. O policial foi transferido para o Hospital da Brigada Militar, em Porto Alegre. O casal recebeu ajuda de policiais que moram ao lado da casa onde viviam há poucos meses, em uma região conhecida como Bosque.

O casal mudou-se este ano para a residência onde ocorreu o assassinato, após uma reconciliação

A vítima era Agente de Saúde do ESF do Centro. A Prefeitura de Capela de Santana decretou Luto Oficial de três dias, e os postos de saúde estarão fechados na manhã desta quinta-feira, dia 25, abrindo apenas a partir das 13 horas. No texto assinado pela Administração Municipal no perfil Capela da Santana do Facebook, Thaiane foi descrita como “uma pessoa muito querida por todos, muito educada e simpática, e deixará saudades para todos…”.

A agente de saúde Jane Martins da Cruz se emociona ao lembrar da amiga. “Trabalhávamos juntas há cinco anos, mas conheço ela desde pequena. Era uma pessoa querida por todos, ajudava todo mundo”, comenta. Jane ficou sabendo da morte da amiga através de uma mensagem recebida no WhatsApp. “Pulei da cama. Não dá para acreditar que isso aconteceu. A gente não sabe o que pensar. É muito complicado. Só ela, ele e Deus sabem o que realmente aconteceu”, diz.

O casal havia se reconciliado no início deste ano, depois de terem ficado quatro anos separados. Segundo uma amiga de Thaiane, a separação teve, entre suas motivações, uma tatuagem feita pela moça, no braço. Em janeiro, eles teriam se entendido, mas ele teria imposto uma condição para que voltassem a morar juntos: deveriam se mudar da antiga casa, que ficava próxima à família da mulher. A mudança então aconteceu para a casa onde ocorreu o crime.

Thaiane sonhava ser mãe, fato que teria motivado algumas desavenças entre o casal. Mas segundo um colega do policial, atualmente eles estariam planejando concretizar o sonho dela.

A delegada Raquel Peixoto, responsável pela Delegacia de Polícia Civil de Capela de Santana, diz que ainda há muitos fatos a serem esclarecidos. “Não dá para descartar nenhuma linha de investigação”. Conforme a delegada, o corpo da vítima foi encontrado na sala, onde também foi localizado um segundo projétil. “Havia comida no local. Dá impressão que ela teria ido pegar algo para comer”, detalha.

Jane Martins era colega de trabalho de Thaiane há cinco anos, mas conheceu a jovem ainda na infância

A polícia recolheu os celulares do casal e já no dia de ontem começou a ouvir relatos de pessoas próximas a eles. Os vizinhos, que também são policiais, e suas esposas, devem ser ouvidos, assim como os pais de Thaiane. “O laudo da perícia também vai nos dizer muita coisa”, espera a delegada.

O velório de Thaiane ocorreu na Capela Católica do município. Até o fechamento desta reportagem, o horário do sepultamento não havia sido confirmado. A informação é que ocorre na manhã de hoje.

Deixe seu comentário