Participam do Seminário cerca de 280 policiais militares que atuam como instrutores em todo o Estado

EVENTO promove debates e aponta estratégias de atuação para o novo ano

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul realiza, no período de 10 a 12 de março, o Seminário Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). O evento ocorre no Teatro CEAT, em Lajeado. Policiais das cidades de cobertura do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) de Montenegro participam da iniciativa.

O Seminário tem como tema “Caminhos para a paz”. O evento acontece em comemoração aos 22 anos de atuação do Proerd no Rio Grande do Sul e tem como objetivo aperfeiçoar a qualificação dos policiais militares envolvidos no programa.

Participam do Seminário cerca de 280 policiais militares, que atuam como instrutores em todo o Rio Grande do Sul, e mais professores da rede escolar e facilitadores de círculos de paz. “É um momento em que a gente reúne todos instrutores para passar as novas atualizações do currículo. É o momento de recapacitar e motivar para o ano letivo”, relata a coordenadora técnica estadual do Proerd Karine Pires Soares Brum .

A região enviou quatro soldados: Rodrigo Pereira da Rocha, de Triunfo, Carlos Alberto Coelho Júnior e Franklin Giusepe de Moura de Salvador do Sul e Daiana Brandt, de Montenegro. “Neste seminário são debatidas as estratégias definidas pela coordenação estadual, como público alvo, séries e escolas que serão abrangidas”, acrescenta o tenente-coronel Rogério Pereira Martins, comandante do 5º BPM.

Na manhã dessa quarta-feira, 11, os participantes realizam a “Operação caminhos para a paz”, na qual todas as escolas de Lajeado receberão equipes de instrutores que desenvolverão palestras de promoção da qualidade de vida e prevenção criminal e ao uso de drogas.

No período da noite, ocorre um jantar baile de lançamento da Canção do Proerd em ritmo de Xote, com a participação da cantora Luiza Barbosa, que se destacou na edição do The Voice Kids 2019.

Palestrantes:
O médico e Deputado Federal Osmar Gasparini Terra, o juiz de direito Doutor Luís Antônio de Abreu Johnson, secretário adjunto da Segurança Pública coronel Marcelo Gomes Frota, delegada Patrícia Sanchotene Pacheco, representando o CIPAVE da Secretaria Estadual de Educação, apresentação da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Lajeado, psicólogo e especialista em gestão de pessoas Jéferson Cappelari e o professor de neurociência doutor Guilherme Marcos Nogueira.

Deixe seu comentário