Neste período em que cuidar da saúde é tão importante, prevenir-se contra golpistas é mais um desafio para os cidadãos de bem. Os golpes “inspirados” na pandemia do novo coronavírus colocam em alerta a população e fazem setores da Saúde e Segurança lançarem campanhas de orientação para que os munícipes não sejam prejudicados.
Em Montenegro o atual alerta é lançado pela secretaria municipal da Saúde. O órgão informa à população que não há equipes da Vigilância em Saúde, ou de qualquer outro setor da Administração, realizando testes de coronavírus nas residências.
Os testes rápidos domiciliares só são realizados em casos de isolamento ou casos suspeitos da Covid-19 em pessoas que não conseguem se locomover até as unidades de saúde. Nesses casos, os testes são realizados por uma equipe da secretaria municipal de Saúde, devidamente identificada e uniformizada.
“Fique atento! Não abra a porta da sua residência para qualquer pessoa. Exija a identificação da equipe”, alerta nota divulgada pela Prefeitura. Ainda não há registros desse tipo de ocorrência na cidade, o alerta é tem como objetivo manter o quadro como está. Denúncias podem ser realizadas através dos telefones 51 3632 3102 ou 3632 1113.
Cuide da saúde e da segurança
Não clique em links duvidosos nem em códigos recebidos por mensagem. O Ministério da Saúde informa que não pede dados pessoais nem doações ou transferências em dinheiro.
O Sistema Único de Saúde (Sus) utiliza dois números para entrar em contato com os cidadãos, para acompanhar as informações sobre o coronavírus, são eles o Disque Saúde 136 ou 00136, fora esses, não aceite ligação em nome do Sus. (CA)