Nove faixas elevadas visam aumentar a segurança dos pedestres

Estão sendo construídas nove novas faixas elevadas em diversos pontos de Montenegro. Conforme a Prefeitura, o objetivo de assegurar maior segurança a pedestres e motoristas.
A maioria das “lombofaixas”, como também são conhecidas, ficarão nas imediações de escolas, visando facilitar a travessia das ruas com segurança pelos estudantes. Os trabalhos vão exigir o fechamento parcial ou total de algumas quadras. Para evitar transtornos, o Departamento Municipal de Transporte recomendada a busca de rotas alternativas.

Diferente dos chamados quebra-molas, as faixas elevadas são mais largas e baixas, diminuindo o impacto nos veículos, mas mesmo assim obriga os motoristas a reduzirem a velocidade. “Vamos substituir os quebra-molas, que já tinham antes”, afirma o diretor de transporte e trânsito, Paulo Reinaldo Tempass Junior. Com 5 a 7 metros de comprimento, a faixa elevada tem uma altura máxima de 15 centímetros.

A construção das faixas elevadas iniciou ontem, segunda-feira, nas Ruas Torbjorn Weibull e Acácia, próximo da Escola Estadual Paulo Ribeiro Campos (Polivalente). E vai prosseguir em outros pontos da cidade. O investimento estimado é de cerca de 20 mil reais para cada faixa elevada, incluindo materiais, hora máquina, mão de obra e sinalização. No caso da frente da escola Januário Corrêa, do bairro São João, Tempass diz que não será uma faixa elevada e sim apenas faixa de segurança porque a rua é de calçamento e está previsto depois o asfaltamento.

Em entrevista ao programa Estúdio Ibiá, ontem, Paulo Tempass lembrou que o município já tinha algumas faixas elevadas, como perto do Sesi, Senai e do Supermercado Mombach da Timbaúva. “É importante ajudar o motorista a ter um maior campo de visibilidade. Foram escolhidos pontos perto de escolas e com maior movimento, em que se deve obedecer ao limite de 40 km/h”, afirma. Ele informa que a meta é também ampliar a fiscalização. “A Guarda Municipal em breve vai fiscalizar o trânsito”, ressalta. “Esperamos uma maior conscientização dos motoristas, respeitando a sinalização”, completa.

Via II
Sobre outros pontos da cidade, como a Avenida Júlio Renner (Via II), do bairro Timbaúva, em que têm ocorrido vários acidentes, inclusive com mortes, a Prefeitura aguarda a análise do Plano de Mobilidade Urbana, que foi entregue na última sexta-feira pela empresa contratada para a sua elaboração. Agora vai para os conselhos municipais. Como são 576 páginas, ainda não deu tempo de ser analisado pelos conselheiros de trânsito. “A ideia era se reunir na última semana, mas o encontro foi adiado. Depois terá audiência pública, que a população poderá dar sugestões e é importante participar”, alerta Tempass.

No caso da Via II, Paulo cita que já tem aviso da Justiça para que alguma ação aconteça e para isso foi solicitada uma avaliação técnica. “Foi apontado o fechamento de cruzamentos. Vai passar a ter três. Isso deve ocorrer nos próximos dias”, informa, citando o fechamento do cruzamento com a rua Amaury Daudt Lampert (Rua do Fórum). Quanto ao cruzamento da Avenida Júlio Renner com a Rua Campos Neto, na esquina da Secretaria Municipal da Saúde (Assistência), deverá ser construída uma rótula.

Programação de implantação das faixas elevadas:
– Terça-feira (dia 18)
Rua Capitão Porfírio (junto ao Supermercado Asun e o Colégio Sinodal Progresso)
– Quarta-feira (dia 19)
Rua 13 de Maio (junto à Escola Valter Belian) e Rua Buarque de Macedo
– Quinta-feira (dia 20)
Rua Intendente Amândio Lampert (junto à Escola Januário Corrêa)
– Sexta-feira (dia 21)
Rua Ramiro Barcelos (próximo à RSC 287)

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