Na semana passada, a Administração Municipal deparou-se novamente com uma invasão de hacker no sistema. Desta vez, todos os arquivos armazenados na rede da unidade básica de saúde do Centro de Salvador do Sul foram apagados. Conforme a secretária municipal da Saúde, Márcia Ebbing Eckert, todos os cadastros dos mais de sete mil salvadorenses foram apagados. “Além de todos os cadastros, os históricos dos pacientes também foram perdidos. Muitas vezes os médicos consultavam o histórico para ver o tratamento já realizado pelo paciente. Agora isso não existe mais”, explica Márcia.
Na sexta-feira, uma empresa de tecnologia da informação foi acionada para investigar e tentar recuperar os dados, mas ainda não há uma conclusão sobre a origem do problrma. O coordenador do posto, Diego da Silva, convoca todos os moradores que, ao se dirigirem ao posto, estejam munidos do cartão SUS e CPF para recadastramento.
“Teremos que fazer tudo de novo, por isso contamos com a compreensão e colaboração das pessoas”, destacou. Ontem à tarde, um novo Boletim de Ocorrência foi registrado na Polícia Civil. É a segunda vez este ano que o sistema da Prefeitura Municipal é invadido. Em fevereiro, o Centro Administrativo perdeu parte dos documentos, sendo que ainda está sendo investigada a origem do vírus invasor.