5º batalhão da Polícia Militar de Montenegro

HOMICÍDIOS e Furto de Veículo apresentam maior variação na comparação semestral

Indicadores numéricos mostram redução em seis, dos sete delitos contabilizados pelo Sistema Avante da Brigada Militar (BM), referentes aos nove municípios de atuação do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), com sede em Montenegro. Em destaque aparece a diminuição dos crimes de Homicídio. Para o comandante do Batalhão, tente-coronel Rogério Pereira Martins, a queda nos índices criminais se deve a uma série de fatores, entre eles, às ações conjuntas realizadas com outros entes da Segurança.

Os números do Sistema Avante mostram a comparação dos seis primeiros meses de 2019 com o primeiro semestre deste ano – até o dia 19 de junho. Os indicadores são referentes aos nove municípios atendidos pelas 1ª e 2ª Companhias: Montenegro, Brochier, Maratá, Pareci Novo, Triunfo, Salvador do Sul, São José do Sul, São Pedro da Serra e Barão.

A queda no número de Homicídios chegou a 57,1%. Em 2019 foram registradas 14 mortes na região, já em 2020 o número caiu para seis. Outra redução significativa se apresenta nos crimes de Furto de Veículos, que passou de 42 casos em 2019 para 26 neste ano (-38,1%). O único indicador que apresentou crescimento – de 1,8% – foi o de Roubo a Pedestre (55 – 2019 / 56 – 2020).

Foto: PC

Só em Montenegro, as abordagens realizadas pelos policiais militares resultaram na captura de 49 pessoas com mandados de prisão e/ou foragidos. O comandante do 5º Batalhão, Pereira Martins, lista uma série de fatores associando-os aos resultados apresentados pelo Sistema operacional. “Ações preventivas através de abordagens de indivíduos suspeitos, operações de captura de foragidos e descumprimento de prisão domiciliar, ações integradas com a Polícia Civil, em cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão, repressão ao tráfico de drogas…”.

A Operação Serra Pelada foi uma das mais recentes, realizada em conjunto pela BM e PC. A ação ocorreu no dia 29 de junho, em combate ao crime de Assalto, realizado a uma ótica e joalheria de Montenegro. Organizada pela 1ª Delegacia de Polícia, a operação contou com o apoio da Delegacia Regional de Montenegro, Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Viamão, 5º Batalhão de Polícia Militar e Batalhão de Operações Especiais de Porto Alegre.

Na ocasião foi cumprido mandado de Busca e Apreensão no Bairro Belém Velho, R$4 mil em dinheiro e objetos foram recuperados, além de um revolver. Um homem de 41 anos foi preso em flagrante.

Deixe seu comentário