A Polícia Civil realizou mais uma operação na manhã de quinta-feira, dia 12. A Operação Hunter combate o chamado “golpe do nudes”, de extorsão e ameaças.
Conforme a Polícia, foram cumpridas 100 medidas cautelares, dentre as quais, mandados de prisão preventiva, de busca e apreensão e de constrição patrimonial. As investigações duraram 9 meses, sendo apurado um esquema de extorsão que arrecadou cerca de 2,4 milhões de reais. Segundo a Polícia, a partir de perfis falsos de adolescentes, o grupo captava vítimas pelas redes sociais e estimulava a troca de conteúdo íntimo. Em seguida, os extorsionários simulavam ser familiares da suposta adolescente e delegados de polícia, passando a exigir dinheiro para que a vítima não fosse presa. Com o intuito de conferir credibilidade ao golpe forjavam, inclusive, uma espécie de acordo judicial, no qual constava que, após o pagamento, não seria representada pela prisão preventiva da vítima.
As investigações duraram nove meses e 35 pessoas estariam envolvidas na quadrilha. A Polícia tem realizado várias operações e investigações contra extorsões, praticadas através do “golpe do nudes”. No Vale do Caí pelo menos duas vítimas chegaram a cometer suicídio, após ter grandes prejuízos.
Durante a apuração, identificou-se 35 envolvidos no esquema, sendo 12 diretamente responsáveis pela captação de vítimas e extorsões. Já os demais cediam suas contas bancárias mediante remuneração para o recebimento das transferências das vítimas.
A Polícia Civil destaca o apoio da Polícia Penal. O delegado Eduardo Amaral, da 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí, que coordenou a operação, informou que em Montenegro foram cumpridos mandados de busca e de prisão preventiva na Penitenciária Estadual, situada na localidade de Pesqueiro. Não foi informado sobre a participação dos apenados no esquema. Outros mandados foram cumpridos nas cidades de Gravataí, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capão da Canoa, Estância Velha, Glorinha, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Jerônimo, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. Até ontem pela manhã foram presos 8 investigados, apreendidos 12 veículos, 3 armas de fogo e aproximadamente R$ 85.000,00.