Segurança. Gabinete de Gestão Integrada Municipal realizou a primeira reunião

A posse do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) ocorreu na manhã de quinta-feira, 6, durante cerimônia na Estação da Cultura, em Montenegro. Organizado para unir de maneira prática os órgãos relacionados à segurança pública, o grupo tem a missão de trocar informações e buscar alternativas para prevenir e combater a criminalidade e a violência. Após o ato, foi realizada a primeira reunião de trabalho, na qual foi tratado sobre as frequentes brigas e perturbação do sossego nos finais de semana no município.

O ato empossou diferentes representantes governamentais, além de membros que atuam em órgãos do município. Os nomes integram a portaria nº 7959, que designa como secretário executivo do GGIM, o major Iber Augusto Lesina Giordano, subcomandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

O assunto tratado na reunião de trabalho foi motivado pelos registros de confusões e brigas, inclusive com feridos, em saídas de festas. Também pelo som alto dos automóveis em postos de combustíveis onde há lojas de conveniência. Ficou acertado que representantes de casas noturnas, clubes sociais e desses postos serão chamados para uma reunião onde serão alertados que passarão a ocorrer fiscalizações mais efetivas e rigorosas nesses locais. Uma das metas é impedir o consumo de drogas e o de bebidas alcoólicas por menores de idade. Também haverá rondas sistemáticas em praças onde ocorre aglomeração de jovens durante as madrugadas, em especial a dos Ferroviários.

Além disso, um grupo ficou responsável por analisar as legislações sobre o problema existentes em outros municípios. A ideia é estudar se implantar regras semelhantes em Montenegro é uma boa alternativa.

As reuniões do GGIM ocorrem a cada 20 dias. O órgão foi constituído em 2009 pela Lei 5.195 e reconstituído em dezem

Prefeito Kadu Müller também frisou a relevância do trabalho do grupo

bro de 2014, sob a Lei 6.049. Outro assunto tratado foi sobre o problema de animais soltos nas vias.

O major Giordano destaca a importância do trabalho integrado entre as mais de 39 instituições componentes do GGIM, entre governamentais e órgãos que atuam no município. “Existem problemas a serem resolvidos que são multidisciplinares, sendo necessário o envolvimento de vários órgãos e setores. Então, este grupo de trabalho traz as questões a serem resolvidas, que são debatidas para encontrar um norte, seja uma legislação específica para ser encaminhada à Câmara de Vereadores, ir atrás de recursos, marcar uma reunião com um setor específico, programar operações de segurança e fiscalização”, explica.

O prefeito de Montenegro Carlos Eduardo Müller, o Kadu, ressaltou que ações do grupo refletem, diretamente, na comunidade. “Temos condições de unir e somar mais esforços que resultem em mais segurança à nossa sociedade”, frisou.

A solenidade de posse também contou com a presença da promotora de Justiça, Daniela Tobaldini, da juíza da 1ª Varal Criminal, Priscila Gomes Palmeiro e da vereadora Rose Almeida. Participaram, ainda, secretários municipais, representantes das Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Penitenciária Modulada e Albergue.

Deixe seu comentário