Foto:divlgação

As 27 cidades de abrangência das associações dos municípios das regiões do Vale do Caí (Amvarc) e Carbonífera (Asmurc), recebem nesta terça-feira, 28, às 10h30min, o lançamento da Campanha Máscara Roxa, que permite às mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem seus agressores em farmácias. A agenda é promovida pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres.

O lançamento será virtual, em uma plataforma de videochamada. Podem participar representantes de órgãos de segurança, governo do Estado, Poder Judiciário, Legislativo e movimentos de mulheres que ajudaram a construir a campanha. Também foram convidados proprietários de farmácias, lideranças locais e representações de instituições e da sociedade.
A Campanha Máscara Roxa começou no dia 10 de junho deste ano, com 600 farmácias participantes, e agora já são mais de 1.300 unidades de cinco redes envolvidas. No Vale do Caí, 14 dos 20 municípios possuem estabelecimentos participantes. Já na região Carbonífera, cinco, dos sete.

Todas as farmácias com adesão estão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, que serve para que as vítimas as identifiquem. Os atendentes receberam capacitação online para o procedimento e garantir a segurança da vítima. Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, essa é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

Edegar Pretto, coordenador do Comitê Gaúcho e da campanha, lembra que qualquer farmácia pode aderir. Segundo ele, o objetivo é envolver também aquelas que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores. Interessados devem entrar em contato com o Comitê: 51 991993641 | comite.gaucho.elesporelas@gmail.com.

Dos 20 municípios do Vale, 14 têm Farmácias Amigas das Mulheres
– Alto Feliz: Vida Farmácias
– Barão: Tchê Farmácias
– Bom Princípio: Farmácias Associadas / Vida Farmácias / Agafarma / Tchê Farmácias
– Feliz: Associadas / Vida Farmácias / Agafarma
– Harmonia: Farmácias Associadas / Vida Farmácias / Tchê Farmácias
– Montenegro: Farmácias Associadas / Vida Farmácias / Preço Mais Popular
– Pareci Novo: Vida Farmácias
– Portão: Farmácias Associadas / Vida Farmácias / Preço Mais Popular
– Salvador do Sul: Agafarma / Preço Mais Popular
– São José do Sul: Agafarma
– São Sebastião do Caí: Farmácias Associadas / Vida Farmácias
– São Vendelino: Vida Farmácias
– Tupandi: Vida Farmácias
– Vale Real: Farmácias Associadas

Deixe seu comentário