Chamamento depende de publicação no Diário Oficial. Foto: Arquivo

A Escola de Formação e Especialização de Soldados (ESFEs) de Montenegro já recebeu 167 alunos de um total de 255 que devem chegar ao município até a próxima semana. O processo de formação teve início em um ato realizado na Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre, nessa segunda-feira,12. As aulas do Curso Básico de Formação de Policial Militar terão início no dia 26. As novas turmas trazem a expectativa quanto ao aumento do efetivo na região.

O curso tem um total de 1.600 horas, é dividido em ciclos e composto por disciplinas que vão desde ciências humanas às técnicas policiais, incluindo estágio.  Os alunos soldados já estão sendo encaminhados para os municípios onde o curso será realizado. Ao todo, 25 cidades pólos receberão os novos policiais, são elas: Guaíba, Passo Fundo, Carazinho, Erechim, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Igrejinha, Novo Hamburgo, Lajeado, Esteio, Pelotas, Rio Grande, Osório, Porto Alegre, Cruz Alta, Palmeiras das Missões, Frederico Westphalen, Santa Rosa, Três Passos, Bagé, Santana do Livramento, Uruguaiana, Santo Ângelo e Rio Pardo, Montenegro,. 

A vinda dos alunos soldados para Montenegro representa a renovação da esperança do aumento no efetivo da Brigada Militar. “Todos os municípios estão trabalhando com o mínimo de efetivo. Queremos receber recursos humanos para aumentar o número de policiais nas cidades. Ficamos preocupados em deixar poucos policiais nas ruas”, comenta o sub-comandante do 5º Batalhão da Brigada Militar, major Iber Augusto Giordano. Conforme o Major, a defasagem no policiamento da BM é grande e por isso se torna difícil apontar quantos policiais seriam necessários para suprir a demanda. “Se ficasse uns 60, a gente teria um bom reforço, mas nossa carência e muito superior a este número”, explica. 

Deixe seu comentário