Brigada Militar e Guarda Municipal vêm trabalhando no enfrentamento às aglomerações. Foto: arquivo Ibiá

Moradores reclamam de gritos e música alta próximo à Estação Rodoviária

Algumas pessoas estenderam o feriadão de Corpus Christi e voltaram a se aglomerar nas ruas de Montenegro na noite dessa segunda-feira, 7. Moradores das proximidades da Estação Rodoviária reclamaram de uma festa ao ar livre que ocorreu na esquina das ruas Ramiro Barcelos e Eng. Ernesto Zietlow, no Centro. Segundo relatos de um morador das redondezas, a música alta e os gritos começaram pouco depois das 20h e foram até a madrugada de terça-feira.

“Ouviam-se gritos, conversas, além da música, que estava muito alta. Era uma segunda-feira à noite, ou seja, no outro dia as pessoas precisam levantar cedo para trabalhar”, relata uma moradora, que optou por não se identificar. De acordo com informações da Brigada Militar, tratava-se de uma comemoração de aniversário, em que foram encontradas seis pessoas. Eles foram advertidos pelos policiais a baixar o som e orientados sobre os protocolos do distanciamento social.

Além de atrapalhar o sono dos moradores, as aglomerações durante a semana também prejudicam os estudantes que têm aulas online e os pais que buscam ajudar os filhos com os temas de casa. Sem falar, é claro, do desrespeito aos protocolos sanitários de combate à Covid-19.

As forças de Segurança estão à frente dessa fiscalização. A Prefeitura frisa que os contatos para reclamações e denúncias devem ser feitos, primeiramente, com a Brigada Militar, através do número 190. Inclusive, referente à perturbação de sossego, a parte interessada deve acionar a BM e confeccionar BO-TC conforme o artigo 42 da Lei das Contravenções Penais.

O chefe da Guarda Municipal, José Carlos Machado da Rosa, salienta que a fiscalização ocorre todos os dias da semana – aos finais de semana, o efetivo tem sido reforçado –, em apoio à Brigada Militar, no enfrentamento às aglomerações. “Temos um serviço de rondas no patrimônio público, nas praças e apoio ao Conselho Tutelar”, destaca. Os telefones da Guarda Municipal para denúncias são o 153 e o (51) 3632-1391. Quando há denúncias de festas clandestinas, a Vigilância Sanitária é acionada pela Guarda para emitir notificações e multas.

A Administração Municipal explica que a Guarda Municipal, como trabalha em escalas e precisa cuidar também dos prédios públicos (já que tem função patrimonial), não dá conta de todos os chamados. A Prefeitura de Montenegro reforça os apelos para que as pessoas fiquem em casa e tomem cuidado para não disseminar a Covid-19.

Deixe seu comentário