Três cães encontrados no município eram animais comunitários em Triunfo
O abandono de três cães comunitários, de Triunfo, nas ruas de Montenegro será investigado pela Polícia Civil. O caso foi levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Montenegro, por um grupo de moradores e defensores de animais, dos dois municípios, na tarde dessa segunda-feira, 22.
Conforme a moradora de Triunfo, Tatiana Vascos Souza Braga, os animais eram cuidados por profissionais que trabalham na unidade do Samu, naquele município. “Eles eram alimentados, vacinados, castrados, todos bem cuidados”, afirma Tatiana, que atua como voluntária na defesa de animais.
Na semana passada, porém, conforme relato de Tatiana e da enfermeira Patrícia Pires de Medeiros, que trabalha no Samu, um servidor público, daquele município, disse que estava recolhendo os animais para levá-los ao canil da Prefeitura. Alguns dias depois, porém, Patrícia veio a Montenegro fazer um curso e surpreendeu-se ao encontrar uma das cachorras na Avenida Júlio Renner, a Via II. Até então, pensava que a cadela estava no canil.
Tatiana colocou nas redes sociais o sumiço dos cães e acabou sendo contatada por uma moradora de Montenegro, que identificou os animais por fotografia. Assim, encontraram Bob e Preta, que já voltaram para Triunfo e foram adotadas. Elas continuam a busca por Seca, que foi vista nas proximidades da Escola José Pedro Steigleder, mas ainda não conseguiram pegá-la.
Na DPPA, o grupo relatou o caso ao delegado Eduardo Azeredo, tendo em vista que abandono de animais é crime. Ele anotou as informações e contatos de todos os envolvidos e se interessou pela investigação, mas antes irá contatar a delegacia de Triunfo, onde Patrícia já havia registrado um Boletim de Ocorrência (BO). Azeredo observa que, como os cães foram recolhidos em Triunfo e já existe o BO, primeiro precisa ter autorização da delegacia daquele município para então iniciar a investigação.
A presidente da Associação Montenegrina dos Guardiões dos Animais (Amoga), Maria Luiza Kimura, e o vereador de Montenegro, Cristiano Von Rosenthal Braatz (MDB), acompanharam o grupo na DPPA. Ambos esperam que a iniciativa de procurar a delegacia iniba a ocorrência de novos abandonos de animais no município. “Já temos muitos abandonos daqui”, observa Maria Luiza.