capitão Oscar Bessi Filho é chefe do Setor de Inteligência, Operações e Treinamento do 5º Batalhão da BM. Foto:arquivo Ibiá

Redes sociais são usadas para disseminar as dicas e incentivar sua adoção

A Brigada Militar, através do Setor de Inteligência do 5º BPM, lançou uma série de dicas que devem ser adotadas pela população visando dificultar ações criminosas como furto de veículos. O material está disponível na página do Batalhão Januário Corrêa, no Facebook. “Apostamos na força das redes sociais como um instrumento de educação capaz de multiplicar nossa mensagem preventiva”, explica o chefe do Setor de Inteligência, Operações e Treinamento, Oscar Bessi Filho.

Para Oscar, a prevenção é fundamental à proteção dos cidadãos. Somente através da mudança de comportamento será possível reduzir os índices criminais, pois os bandidos agem na ausência de proteção e no descuido das pessoas. “A essência da atividade das polícias militares no Brasil é atuar na prevenção. É nossa missão primeira evitar que os crimes aconteçam”, ressalta o Capitão.

Atitudes simples como não dar carona para estranhos ou estacionar veículos em locais desertos são algumas das orientações repassadas pela BM por meio do material divulgado. “Pra nós é tão importante uma senhora saber como conduzir sua bolsa ao sair do banco quanto convencer pais a não estacionar na vaga do transporte escolar em frente aos colégios. Precisamos que exista uma consciência individual e coletiva, e isto começa nas atitudes de cada um”, ressalta.

Oscar acredita que cerca de 90% dos chamados atendidos pela Brigada Militar seriam desnecessários se existisse respeito ao próximo, ou um pequeno, mas essencial cuidado consigo e seu patrimônio. “Apostamos na força das redes sociais como um instrumento de educação capaz de multiplicar nossa mensagem preventiva”, conclui.

Cuidados em seu veículo
– Não dê carona para estranhos
– Cuidado com quem aparece para ajudá-lo em locais ermos, quando seu carro estiver em pane
– Nunca entregue a chave de seu carro para desconhecidos
– Cuidado com lavadores, cuidadores ou pessoas interessadas em comprar o veículo que pedem para dar uma volta
– Use aparelhos de CD/DVD, GPS e rádios que possam ser removíveis
– Tranque o carro estacionado mesmo que se for descer por poucos minutos
– Estacione sempre em local movimentado e com boa iluminação
– Evite ficar conversando ou namorando em locais desertos, principalmente à noite
– Ao passar por cruzamentos, principalmente à noite, observe pessoas suspeitas nas proximidades
– Ao passar em semáforos, mantenha o veículo engatado em 1ª marcha
Confira mais detalhes em: https://www.facebook.com/brigadamilitarmontenegro

Deixe seu comentário