Segurança. Terreno baldio do Município tem servido de refúgio para bandidos
Funcionários da Prefeitura de Montenegro iniciaram ontem a limpeza de uma área pública na avenida Júlio Renner (Via II), ao lado do Fórum. O matagal é alvo de reclamações dos moradores da região, pois a situação de abandono tem servido de refúgio para marginais. O estopim ocorreu na noite da última segunda-feira, quando quatro pessoas foram feridas a tiros de espingarda, durante uma tentativa de assalto neste local.
Munido da reportagem denunciante do Ibiá, o vereador Cristiano Von Rosenthal Braatz (PMDB) pressionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) a tomar providências. Ele formalizou o pedido junto ao secretário Rafael de Almeida, que na quinta-feira iniciou a retirada de galhos e vegetação menor. Braatz não estava sozinho. Foi acompanhado por moradores nas proximidades do terreno abandonado.
“Solicitamos ao secretário a limpeza numa extensão de, pelo menos, dez metros entre a rua e seu interior, que estaria sendo utilizado como esconderijo pelos meliantes”, aponta Braatz. Essa informação é ratificada pela comunidade, inclusive em depoimentos à reportagem do Ibiá. Segundo eles, vêm ocorrendo assaltos à mão armada nas proximidades entre o Fórum e a Secretaria de Saúde. Para o vereador, o pedido é uma questão de segurança pública. “Muitas pessoas utilizam a via para caminhadas, e na forma como se encontra, com mato tomando conta do passeio público, se torna inacessível o local”, diz Braatz.
Não tem como limpar tudo agora
O secretário de Meio Ambiente declarou ao vereador que iria fazer um estudo da questão técnica para apurar o trecho que pode ser limpo. Por enquanto, apenas a extensão ao longo da calçada está sendo alvo das equipes de limpeza. “Já iniciamos uma limpeza e a poda de árvores após uma reunião com moradores e comerciantes”, destaca Almeida. No entanto, o secretário afirmou ao vereador que a realização deste trabalho em toda a propriedade, neste momento, esbarra na falta de recursos.
Técnicos do Meio Ambiente apontam que se trata de um terreno baldio, com cerca de 1.000 metros quadrados, que não se constitui em Área de Preservação Ambiental. Diante dos poucos funcionários disponíveis, a execução da limpeza total demandará tempo, além do fato de que o trabalho em outros pontos da cidade não pode ser interrompido.
Relembre o caso
Por volta das 22 horas da última segunda-feira (26), uma tentativa de roubo de veículo resultou em quatro pessoas feridas por arma de fogo. Segundo relato, uma das vítimas, rapaz de 20 anos, atravessou a Via II para pegar sua moto estacionada nas imediações do Fórum (pista Centro/ bairro). Neste momento, foi surpreendido por alguns homens que saíram de dentro deste matagal. Houve luta corporal no meio da avenida e quando a vítima conseguiu fugir – voltando para o outro lado – um dos bandidos disparou com uma espingarda de caça. Os estilhaços atingiram o motociclista, um colega que saiu na rua para socorrê-lo e duas mulheres que estavam dentro da sala comercial onde o grupo estava anteriormente. Os bandidos fugiram pelo mato e não há suspeitos.