Agentes fazem curso para operar 79 novas câmeras do videomonitoramento

No total, a cidade passa a contar com 105 câmeras e 8 leitores de placas de veículos

Agentes da Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal participaram, nessa semana, de um curso de instrução para operar as 79 novas câmeras que passaram a funcionar no videomonitoramento de Montenegro. Os novos equipamentos, com alta tecnologia, foram instalados em praças e pontos estratégicos, como entradas e saídas da cidade, e de maior circulação de veículos e pessoas. Eles se somam às 26 câmeras que já estavam em funcionamento. E com isso, Montenegro passa a contar com 105 câmeras no videomonitoramento e cercamento eletrônico, além de oito equipamentos de leitura de placas de veículos (OCR).

O diretor da Guarda Municipal, Airton Santos, ressalta que outra novidade é que a Polícia Civil também passa a receber as imagens do videomonitoramento. O delegado Marcos Eduardo Pepe, titular da 1ª Delegacia de Polícia e que estava presente no curso, destaca a importância de contar com as imagens, principalmente para o trabalho de investigação e elucidação de crimes. “Isso vai agilizar os trabalhos”, salienta. Outra novidade é o sistema de alto-falante, onde os operadores, ao flagrarem algum delito, como vandalismo e furto, poderão alertar através de aviso com microfone e caixas de som nos locais. Tudo será acompanhado pelos operadores nas centrais de monitoramento.

Novas câmeras foram instaladas em pontos estratégicos

Para a Brigada Militar e a Guarda Municipal, com mais câmeras, se poderá ter imagens de forma instantânea, proporcionando o pronto atendimento no combate a criminalidade. “Montenegro é um dos municípios mais bem equipados do Estado em termos de videomonitoramento”, afirma. Ele cita ainda a parceria do município e empresa responsável pelo videomonitoramento com a comunidade, numa iniciativa público-privada em que empresas, estabelecimentos e até prédios residenciais podem locar câmeras, que terão imagens fornecidas aos locatários e para as forças de segurança. Com isso deve aumentar ainda mais o número de pontos de videomonitoramento no município. Duas câmeras, através desta parceria, já estão funcionando, no centro e no bairro Timbaúva. São equipamentos de última geração, que contam inclusive com sinalização luminosa.

O curso, na Delegacia Regional de Polícia, foi ministrado por Rodrigo Santos e Enzo Baumgratz, da empresa DGT Tecnologia, responsável pela instalação, locação e manutenção dos equipamentos para a Prefeitura. O investimento é de aproximadamente R$ 8,5 milhões pelo período de cinco anos. Ao fim deste prazo, as câmeras serão incorporadas ao patrimônio do município.

Últimas Notícias

Destaques